Fruticultura e Horticultura

Aberta oficialmente a colheita da uva em Erechim

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, participou da abertura da colheita de uva em Erechim, na tarde desta quarta-feira (16), na propriedade da família Ficks, localizada na comunidade de Linha Batistella


Publicado em: 18/01/2013 às 09:50hs

Aberta oficialmente a colheita da uva em Erechim

A atividade faz parte da programação da II Feira da Agricultura Familiar e XII Festa Di Bacco, que acontecem nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, no Parque da ACCIE em Erechim. O evento reuniu autoridades locais e regionais, lideranças, representantes de instituições financeiras e agricultores.

O produtor Walmor Ficks, 52 anos, anfitrião do evento, falou da história da família, que iniciou com o cultivo de grãos e mais tarde diversificou a produção, apostando na industrialização de frutas como uva e figo. Walmor também destacou o trabalho iniciado por seus pais. “Eles ainda ajudam na lida da propriedade”, disse.

Conforme Pavan, a propriedade que sediou a Abertura da Colheita da Uva de Erechim é o modelo que se busca construir na agricultura familiar, baseado na produção, agregação de valor e comercialização, envolvendo todo o processo. “Este é o caminho da agricultura familiar e da permanência do jovem no campo, e faz parte do nosso projeto de desenvolvimento rural”, afirmou. O secretário destacou a realização da Feira da Agricultura Familiar e da Festa Di Bacco. “A nossa festa da uva se transformará num dos principais eventos da região”.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Dartora, também ressaltou o fortalecimento da agricultura familiar, proporcionado convivência do homem do campo e da cidade, através de eventos como a Feira da Agricultura Familiar e a Festa Di Bacco. “A feira vai proporcionar lazer, cultura, oportunidade de negócio e geração de renda, o que contribui para a permanência do jovem no campo”.

Comercialização:

A comercialização inicia-se neste no sábado (19), a partir das 14h, no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Após este dia, a venda acontece às quartas-feiras e aos domingos, até o dia 17 de fevereiro.

A programação da feira prossegue no domingo (20) com desfile cênico, na Avenida Maurício Cardoso, com a participação de 11 carros alegóricos, 27 alas, abordando o tema “Cheiro da Terra, Sabor dos Frutos”. Também estão programados passeios turísticos, Festa de São Brás, entre outros eventos culturais.

A Abertura da Colheita da Uva encerrou com um coquetel com produtos oriundos da agricultura familiar. A II Feira da Agricultura Familiar e XII Festa Di Bacco são promovidas pela Fetraf-Sul, Comissão da Festa da Uva e Governo do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias