Flores

Um caminho para o crescimento do setor de floricultura

Instrutores participam de aula prática


Publicado em: 26/02/2013 às 19:00hs

Um caminho para o crescimento do setor de floricultura

“A Capacitação Tecnológica em Flores e Plantas Ornamentais traz uma nova visão do que é floricultura, diferente da que temos aqui, até pela falta de tecnologias para cultivo e manejo. Atualmente temos no SENAR os cursos de Jardinagem, Plantas Ornamentais e Terrário. A partir deles e do conhecimento adquirido na capacitação tecnológica, acredito que vamos conseguir formatar e implantar novas turmas para os produtores de Pernambuco”, explica Silvana Faria de Araújo, instrutora de Jardinagem no SENAR Pernambuco. Ela acredita que o conhecimento adquirido no 2º módulo da Capacitação Tecnológica em Flores e Plantas Ornamentais, realizada pelo SENAR, em Holambra, São Paulo, vai abrir portas para a criação de novos cursos na área de floricultura no estado.

Astromélias

É o que também afirma a instrutora Rosania Balasso. “A capacitação está sendo de grande valia porque foge da realidade do Paraná. Com esse curso estou melhorando minha formação para repassar o conhecimento sobre floricultura aos produtores aqui do estado. Estou gostando muito”.

Ela conta que está ministrando um curso na área de cultivo de rosas no município de Campo Mourão e que o conteúdo da capacitação chegou no momento certo. “Parte da minha turma do curso já está na fase de produção e 50 por cento na implantação do projeto de cultivo de rosas, só que não tínhamos profissionais nesse segmento. Inclusive, está previsto para julho o segundo módulo desse curso e eu estou colhendo informações na capacitação tecnológica em flores para poder ajudá-los”, destaca.

Ciclames em estufa

As aulas práticas são realizadas de acordo com o conteúdo teórico e acontecem em propriedades rurais da região de Holambra. Nesse segundo módulo, os instrutores visitaram plantações e estufas e foi possível participar de leilões. “Está sendo muito rico para nossos instrutores, eles estão gostando porque é uma oportunidade de conhecer Holambra, a cidade das flores, e ter acesso à informações atualizadas do setor”, explica a coordenadora da Área de Desenvolvimento e Avaliação do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social, Patrícia Machado.

A coordenadora ressalta que dá para aprender muito com as visitas às propriedades e frisa o bom nível dos profissionais do Ibraflor/Flortec. “Os produtores de Holambra são, na maioria, pequenos e médios produtores, mas com tecnologias de alto nível empregadas na produção. Ou seja, os instrutores podem aproveitar ao máximo o contato com esses produtores, conversar com eles e tirar dúvidas. Além disso, os professores que estão ministrando os conteúdos são muito bons. Está sendo uma ótima experiência”, avalia.

Antúrios

A Capacitação Tecnológica em Flores e Plantas Ornamentais está dividida em três módulos de 40h cada. O primeiro módulo serviu para nivelar os instrutores nos conhecimentos básicos da floricultura. O segundo foi mais avançado, com aulas sobre plantio e manejo. O último módulo, programado para o mês de abril, fecha o conteúdo com informações sobre colheita e comercialização.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias