Flores

Produtoras de flores de Dias D'Ávila vão conhecer projeto Flores da Bahia em Maracás

Representadas pela Associação de Produtoras de Flores de Concórdia, dezenas de mulheres lotaram, nesta terça-feira (20), o auditório da Prefeitura Municipal de Dias D'Ávila.


Publicado em: 21/03/2012 às 16:50hs

Produtoras de flores de Dias D'Ávila vão conhecer projeto Flores da Bahia em Maracás

Orgulhosas do projeto que fazem parte, elas destacaram o potencial e a aptidão na produção de flores e aproveitaram para pedir ao secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, apoio para a inserção da cidade na revitalização e a ampliação do projeto-piloto Quintais Produtivos Flores da Bahia, que terá como modelo a cidade de Maracás.

As produtoras demonstraram grande interesse em conhecer de perto a experiência exitosa deste polo, que é referência em todo o Estado. Com a nossa participação, as donas de casas que possuírem espaço e cisterna poderão ter um dinheirinho da comercialização das flores, aumentando o abastecimento do mercado, e a renda dos pequenos produtores, disse a presidente da Associação de Produtoras de Flores de Concórdia, Eliete dos Santos Silva. O objetivo é trabalhar, principalmente, com mulheres e jovens, operacionalizando uma sustentabilidade ao projeto.

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) propôs, com a intenção de dar mais fluidez aos setores produtivos da região, a realização de estudo para a instalação de Posto Avançado e contratação de um técnico agrícola para dar suporte aos agricultores. Uma das funções do profissional contratado seria o cadastro, a seleção e capacitação de todos os interessados para a coleta e preparo de buquês.

Em resposta aos pedidos de piscicultores, lideranças políticas e representantes de associações e cooperados, serão distribuídos alevinos. O bom momento da piscicultura no Estado foi lembrado pelo secretário, que destacou a reforma de oito estações e a marca histórica de 65 milhões de alevinos/ano. Aos produtores de frango, foi recomendado a elaboração de um projeto, junto com a Superintendência da Agricultura Familiar, para implantar um criatório de galinha caipira, inicialmente com uma classificadora de ovos, podendo avançar para um abatedouro de frango.

A cadeia produtiva do coco da região vem recebendo atenção especial do governo. No município do Conde, a poucos quilômetros de Dias D'Ávila, está sendo montada a maior fábrica de fibra de Coco do Estado e do mundo. O complexo industrial do Grupo Aurantiaca vai funcionar no sistema de integração com os produtores da região e terá a matéria prima fornecida por agricultores familiares, que terão também assistência, treinamento e capacitação. A nova indústria vai gerar cerca de 500 empregos diretos e três mil indiretos, numa região que tem população estimada em mais de 12 mil pessoas.

Segundo o secretário de Administração, Jessoniel Santos da Silva, para um município que não possui tradição agropecuária a realização da Seagri Itinerante deu uma perspectiva muito boa para que os produtores avancem em distintas cadeias produtivas. A assistência técnica para os agricultores familiares foi um ponto de convergência entre todos, já que pretendemos realizar um trabalho voltado para inserir os produtos dos trabalhadores rurais na merenda escolar”.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias