Flores

Mercado aquecido: venda de rosas espera atingir os 4,9 milhões de botões em dezembro

Na época natalina, aumenta a procura por flores e plantas ornamentais. Produtores estão preparados para um crescimento de 20% em volume comercializado


Publicado em: 12/12/2012 às 09:30hs

Mercado aquecido: venda de rosas espera atingir os 4,9 milhões de botões em dezembro

Dezembro é mês de festa, Natal e Ano Novo... É momento de comemorar. Assim espera o setor de flores e plantas ornamentais, que projeta para este mês um crescimento de até 10% - maior em relação a média mensal (porém, bem menor que no Dia das Mães) e de 10% diante o mesmo período de 2011.

Entretanto, os produtores de rosas se prepararam para crescer mais. Segundo a engenheira agrônoma Camila Reijers, da Rosas Reijers, a empresa espera obter um aumento de 20% nas vendas de dezembro. "Almejamos este número no volume comercializado diante a novembro. Como no restante do ano, trabalhamos para oferecer flores bonitas e duráveis, cuidando de todos os processos produtivos para que nossos clientes tenham rosas de qualidade e que atendam as expectativas", declarou Camila.

De acordo com a Ceagesp - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo -, aguarda-se para o Estado uma comercialização de 4,9 milhões de botões em dezembro. Até outubro, foram vendidos mais de 42,4 milhões de botões. "As festas são celebradas em toda as regiões do País, por isso, o mercado fica bastante aquecido. Em geral, as vendas são muito boas para todos os tipos de flores. Com relação as cores, temos uma excelente demanda para o vermelho, por conta da cor do Natal, enquanto no Ano Novo, o branco e amarelo são os mais pedidos", detalhou Camila.

Entre as flores mais procuradas destacam-se as rosas, violetas, begônias, azaleias, bico de papagaio, orquídeas, gérberas, kalanchoes, crisântemos e lírios.

Sobre a Rosas Reijers

Com duas fazendas em atividade (Itapeva, MG, e São Benedito, CE), a Rosas Reijers é considerada a maior produtora de rosas do País. São mais de 30 anos de atuação, com mais de 50 tipos de rosas - em diversas cores, formas, perfumes, tamanhos etc.

No total, são 45 hectares de área produtiva que abastecem todo o território nacional, incluindo exportação para a Holanda. As rosas são cultivadas em sistema de substrato, e na safra alta, são colhidos ao dia, aproximadamente 170 mil botões.

A Rosas Reijers é certificada pela MPS - Método de Produção Sustentável -, com 98,8 pontos - a maior nota entre 4.100 produtores inscritos em todo o mundo (50 países). Pertence ao Grupo Reijers, que tem ainda outras fazendas em Andradas, MG, Holambra, SP, e Ubajara, CE.

Fonte: Liberdade de Ideias

◄ Leia outras notícias