Flores

Curso oferecido pelo SENAR dá oportunidade a alunos carentes de MG

O SENAR trabalha para reduzir a carência de oportunidades no campo e, com auxílio do Pronatec, tem oferecido meios para melhorar a vida de jovens do meio rural


Publicado em: 09/10/2012 às 17:30hs

Curso oferecido pelo SENAR dá oportunidade a alunos carentes de MG

Em Minas Gerais, o SENAR iniciou nesta segunda-feira (8) o curso Viveirista de Plantas e Flores no município de Teófilo Otoni, em que irá atender jovens da escola Estadual Liberdade, na comunidade rural de Lajinha. "A maioria desses jovens é carente e alguns não têm perspectiva de continuar a estudar. Como são de famílias que lidam com hortas e também no preparo de mudas de flores e plantas, o curso será muito importante para eles, pois é a oportunidade de entrarem no mercado de trabalho", afirma o diretor da escola, Marcos Godinho.

O diretor explica que o curso foi reivindicação dos próprios alunos. “Foi apresentado aos alunos matriculados no ensino médio os cursos de apicultura, avicultura, fruticultura, piscicultura, doces, jardinagem, horticultura e granja. Os alunos marcaram três opções e o curso de viveirista foi o que mais aproximou das expectativas dos nossos jovens alunos”, disse Godinho. "Como muitos alunos já trabalham com hortas, mudas de flores e plantas na região, após o curso estarão habilitados a trabalhar no comércio de plantas e flores que tem destaque na região de Teófilo Otoni", ressaltou.

A realização do curso em Lajinha é uma promoção do SENAR MINAS em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni. Eduardo Elias Silva dos Santos será o instrutor do primeiro módulo de jardineiro. “No primeiro módulo, os alunos vão aprender técnicas adequadas para a implantação e manutenção de jardins. A carga horária é de 40h/aulas. No segundo módulo, que será realizado em novembro, ensinaremos sobre plantas ornamentais”, explica o instrutor.

No terceiro módulo, os alunos vão aprender sobre empreendedorismo com a instrutora Ceci Pereira de Araújo. Por fim, entre os dias 10 e 15 de dezembro Eduardo Elias volta à comunidade rural para encerrar o curso ensinado os alunos sobre floricultura. Ao todo, o curso de Viveirista de Plantas e Flores tem carga horária de 160h/aulas.

Fonte: Assessorias de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias