Publicado em: 21/01/2013 às 15:00hs
Traços delicados e tamanho pequeno são características de flores que têm bom fluxo de vendas em floriculturas, lojas de jardinagem, bancas de flores e outros pontos de comércio de plantas. Em parapeitos, cachepôs em cima de escrivaninhas, de mesas de escritório ou centro de mesas em residências, ou ainda como arranjos em jardineiras decorando salas e varandas, elas colorem e deixam o ambiente mais agradável.
Com formatos e tonalidades variadas, a begônia é uma das opções de planta bem aceitas no mercado, além de ser fácil de lidar para quem quer cultivá-la. Bem cuidada em jardins e canteiros de flores, cresce com vigor e fica vistosa em meio a outras plantas. Em vasos, cujo material pode ser de plástico e cerâmica e de formatos variados, influenciando no preço final do produto, é tida como uma das flores mais vendidas no mundo.
Destinada para ornamentação, a begônia pode atingir até 30 centímetros de altura. Com folhagens verdes ou avermelhadas e bordas recortadas, a planta floresce bem na maior parte do ano. Embora seja uma espécie perene, pode ser cultivada como uma planta anual.
Há muitas variedades de begônia para plantio, que podem ser divididas entre as mais adequadas para vaso e outras para jardins, as quais são mais indicadas para quem está iniciando a atividade de cultivo. O processo de propagação em canteiro é mais simples e as flores também têm a possibilidade de ser transferidas para vasos grandes e jardineiras.
Entre os exemplares para jardins, destaca-se a Begoniasemperflorens. Por ser amplamente utilizada no paisagismo, apresenta grande aceitação comercial. Da família Begoniaceae, ela é originária da América Central e do Sul.
Herbácea, com porte entre 15 e 30 centímetros, possui folhas espessas e flores pequenas, com cerca de 2 centímetros. Pode ser encontrada florida o ano todo, principalmente nos períodos mais quentes. As cores mais comuns são branca, vermelha, bicolor e variações de rosa.
A begônia possui sementes minúsculas, que chegam a 70 mil em 1 grama. Como referência, sementes de girassol ornamental, que são bem grandes, apresentam 20 unidades por grama. Por isso, as empresas utilizam a técnica de peletização para comercializarem as sementes. Ao recobri-las com material inerte, conseguem aumentar o tamanho e facilitar o manuseio delas.
RAIO X
MÃOS À OBRA
*MÁRCIA GUIMARÃES KOBORI é engenheira agrônoma da SakataSeedSudamerica Ltda.
ONDE ADQUIRIR: mercado de flores de Ceasas, lojas de jardinagem, viveiros comerciais, floriculturas e gardencenters
MAIS INFORMAÇÕES: no site da SakataSeed (http://sakata.com.br) há disponíveis mais informações técnicas e contatos com profissionais especializados; Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp), tel. (19) 3746-1608; e Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Rodovia D. Pedro I, Km 140,5, Ceasa, Caixa Postal 1619, CEP 13001-970, Campinas (SP), tel. (19) 3746-1663
Fonte: Globo Rural On-line
◄ Leia outras notícias