Feijão e Pulses

Publicação da Embrapa aborda cultivar de feijão-caupi para cultivo em várzeas do Amazonas

A Embrapa possui um programa de melhoramento que visa a agricultura familiar, desenvolvida em pequenas propriedades, com uso de mão de obra familiar, principalmente nas localidades às margens dos rios de água barrenta, que permite o aproveitamento da fertilidade natural das várzeas da Amazônia


Publicado em: 11/09/2012 às 16:50hs

Publicação da Embrapa aborda cultivar de feijão-caupi para cultivo em várzeas do Amazonas

Visando este perfil de agricultor, a Embrapa tem buscado selecionar cultivares de feijão-caupi com ciclo precoce e porte semiereto. Um dos genótipos que mais se destacou nos ensaios realizados em áreas de várzeas do Estado do Amazonas, no período de 2006 a 2010, foi a cultivar BRS Novaera.

José Ricardo Pupo Gonçalves, atualmente pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) colabora nesse projeto, que trabalha com o feijão-caupi (Vigna unguiculata), também conhecido como feijão-de-praia, feijão-de-corda ou macassar, considerado uma dos alimentos mais importantes e estratégicos para as regiões tropicais e subtropicais do mundo. A publicação BRS Novaera: cultivar de feijão-caupi para cultivo em várzeas do Amazonas traz informações sobre a origem, locais de avaliação, produtividade e potencial de mercado, características fenológicas e agronômicas e recomendações para cultivo. Pode ser acessada em aqui.

Conforme o pesquisador, “é um alimento rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e elementos minerais essenciais. Além de apresentar grande rusticidade, o feijão-caupi possui tolerância às principais doenças que atacam o feijoeiro comum, que, em virtude das condições ambientais desfavoráveis que ocorre em grande parte das regiões Norte e Nordeste, o seu cultivo torna-se inviável”.

Em vista disso, a cultura do feijão-caupi tem ganhado espaço no setor agrícola, tornando-se uma excelente opção para cultivo, não só nas regiões Norte e Nordeste do país, mas também nas regiões Oeste e Centro Oeste, onde tem sido semeado como opção de cultivo na safrinha após a soja, milho ou algodão. Com o intuito de indicar genótipos adaptados, produtivos, resistentes às principais doenças e com características comerciais satisfatórias, a Embrapa Meio Norte (Teresina, PI) vem realizando pesquisas com genótipos de feijão-caupi oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países como Nigéria, EUA e Peru.

No programa de melhoramento, os genótipos são avaliados quanto ao seu potencial produtivo e sua adaptabilidade e, com base nestas informações e nas demandas dos produtores e do setor agrícola, diversos cruzamentos são realizados produzindo gerações que são testadas e avaliadas em diferentes localidades do país que possibilitaram o lançamento de diversas cultivares nos últimos anos, dentre elas o feijão-caupi de coloração verde e o fradinho.

Fonte: Embrapa Meio Ambiente

◄ Leia outras notícias