Publicado em: 02/08/2012 às 14:50hs
A expectativa é que a produtividade deve aumentar, depois que a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras incentivou o plantio, agregando novas técnicas e otimizando os custos com adubos e insumos. Este ano, a estimativa da colheita é de 130 toneladas em uma área de aproximadamente 110 hectares.
Segundo o secretário de Agricultura, Ivan Noé Antunes, a parceria do município com a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária – Pesagro e a Embrapa vem proporcionando ganhos para os produtores.
Uma técnica desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Emprapa Agrobiologia para melhorar a produtividade de feijão estima contemplar, nas próximas colheitas, todos os produtores do Programa, conhecido como “Feijão Maravilha”.
Este ano, a área de um dos agricultores de Cantagalo foi selecionada para o experimento de “fixação biológica de nitrogênio”, que consiste em substituir o uso de adubo nitrogenado pela mistura de bactérias do gêneroRhizobium (produzidas em laboratório da Embrapa Agrobiologia) às sementes da leguminosa. “Essas bactérias absorvem o nitrogênio do ar e o transfere à planta, fazendo com que não seja necessária a utilização de adubo sintético”, explica a pesquisadora, Rosângela Straliotto.
Ainda de acordo com a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, a fixação biológica de nitrogênio aumenta a produtividade de grãos e favorece a qualidade do solo. Prova disso é que o produtor do sítio que recebeu o experimento, Waldemir Barcellos, já prevê uma colheita de 20 por cento a mais que a safra passada, quando não utilizava a técnica.
O município vem conseguindo manter os altos índices de produtividade desde 2005, quando foi implantado o Programa de Apoio ao Plantio de Feijão, pelo qual os produtores recebem assessoria técnica, maquinário e insumos da Prefeitura.
Fonte: Jornal Poiésis - Nova Saquarema/RJ
◄ Leia outras notícias