Publicado em: 12/04/2012 às 14:40hs
Os pés de feijão safrinha cobrem os campos da região centro sul do Paraná. Em Prudentópolis, principal área produtora de feijão preto do país, as plantas começam a florescer e os agricultores esperam colher até a metade de maio.
Quem iniciou o plantio em janeiro deve ter uma boa safra neste ano. A lavoura resistiu aos períodos de pouca chuva e não deve ser prejudicada pelo frio intenso. Pelo menos, por enquanto, não há previsão de geada até o período de colheita e se o tempo continuar ajudando, a produtividade deve melhorar bastante nas lavouras da região.
Na última safra da seca, os produtores colheram, em média, 700 quilos por hectare. Neste ano, a expectativa é chegar a mil quilos por hectare.
De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, em todo o Paraná devem ser produzidas mais de 360 mil toneladas de feijão, quase 90 mil toneladas a mais que na safrinha de 2011.
O preço, considerado baixo pelos agricultores, é por outro lado alto demais para competir com o feijão mais barato vindo da China, motivo que preocupa quem investiu.
A saca de feijão preto está sendo negociada, em média, por R$ 80.
Fonte: Globo Rural On-line
◄ Leia outras notícias