Publicado em: 17/08/2012 às 17:50hs
A inovação veio da Central Baiana de Supermercado (CBS), formada por 17 donos de mercadinhos. Eles acabam de lançar um feijão com marca própria.
A ideia foi inspirada nos grandes mercados, que já vêm adotando a prática de marca própria como estratégia de fortalecimento e divulgação da imagem. "Isso representa o resultado de todo um trabalho feito pela Conab, uma vez que os nossos técnicos auxiliaram esses comerciantes na criação dessa central desde o seu surgimento, em *2009*", explica o gerente do programa José Antônio da Costa.
A Refap é uma rede coordenada pela Conab que incentiva e auxilia grupos de varejistas a se organizarem em centrais de negócios e, assim, otimizarem a venda de seus produtos junto à comunidade. Técnicos da Companhia realizam uma série de visitas pelo estados, com o objetivo de explicar aos comerciantes das diferentes regiões as vantagens do associativismo. Nessas capacitações, os varejistas aprendem a desenvolver ações de marketing e publicidade para promover uma logomarca em comum, entre outras ações promocionais.
Além de consultoria técnica, a Conab também apóia os pequenos varejistas vendendo produtos da agricultura familiar a preços justos. Com esse suporte do governo federal, comerciantes adquirem melhores condições para concorrer com os grandes mercados da região, com produtos de qualidade a preços mais competitivos.
A Refap surgiu como projeto piloto em 2004 e hoje conta com 400 varejistas cadastrados e filiados a uma das 19 Centrais de Negócios formadas ou em formação.
Fonte: CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento
◄ Leia outras notícias