Feijão e Pulses

Pará terá semente de feijão de qualidade para próximas safras

O Pará deverá produzir em 2012, nove mil toneladas de sementes de feijão caupi, o que corresponde a 25% da produção do grão prevista para este ano no estado, que é de 40 mil toneladas


Publicado em: 15/03/2012 às 13:20hs

Pará terá semente de feijão de qualidade para próximas safras

Essa é a estimativa dos técnicos responsáveis pelo Programa Estadual de Sementes, da Secretaria de Estado de Agricultura. No ano passado, a Sagri adquiriu da Embrapa de Petrolina, em Pernambuco, quatro toneladas de sementes básicas do tipo BR3 Tracuateua e BRS Nova Era, material de alta qualidade aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As sementes foram distribuídas aos agricultores, registrados no Mapa como produtores de sementes, para que a partir deste ano, comecem a suprir a necessidade do estado, evitando a falta de sementes no mercado nas próximas safras até 2015. Entre os produtores selecionados estão a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA) e outros cinco da região do Caeté, maior produtora de sementes e grãos de feijão caupi do Pará. As quatro toneladas de sementes adquiridas pela Sagri no ano passado deverão gerar mais 300 toneladas, que vão resultar no incremento de 9 mil toneladas de feijão caupi.

Todo o processo de produção da semente foi acompanhado por fiscais federais do Mapa, garantindo a obtenção de material dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério. Isso significa que as sementes poderão ser multiplicadas por mais quatro anos. O Programa Estadual de Produção de Sementes complementa o Projeto de Apoio à Cadeia Produtiva do Feijão Caupi, desenvolvido pela Sagri e que garante semente e outros insumos agrícolas aos agricultores familiares que não dispõem desse material para o plantio.

Neste ano, a Sagri vai selecionar 35 municípios das regiões do Caeté, Guamá e Capim para integrarem o Programa de Produção Municipal de Sementes. Os agricultores vão receber material genético, fertilizante e calcário agrícola para produzir sua própria semente. O objetivo é reduzir o repasse anual pela Sagri, fazendo com que os próprios agricultores assumam o compromisso de atender suas demandas de produção. A estimativa é que o programa municipal produza cerca de 300 toneladas de sementes para distribuir a 7.500 agricultores em 2013.

Fonte: SAGRI PA - Secretaria de Agricultura do Estado do Pará

◄ Leia outras notícias