Feijão e Pulses

Novo bionematicida demonstra elevado controle de nematoides no feijão

Desenvolvido pela Biotrop, o Furatrop aumenta a produtividade da cultura em média em mais de 10% , além de reequilibrar a microbiota do solo


Publicado em: 13/10/2020 às 07:00hs

Novo bionematicida demonstra elevado controle de nematoides no feijão
Foto: Credito: Mateus Augusto de Avila

O mais novo bionematicida da Biotrop, o Furatrop, apresenta bom desempenho nas mais variadas culturas. E uma delas é o feijão, na qual alcança alto índice de controle em nematoides. O produto tem como grande diferencial a velocidade de ação no solo, com a combinação da tecnologia japonesa Hayai e uma cepa de altíssima eficiência (2657) de Bacillus subtilis. 

Agindo rápido no combate aos vermes de solo e ainda aumentando a rentabilidade das lavouras, o produtor de feijão tem à disposição uma importante e eficiente ferramenta.

Em comparativos, pôde-se observar a diferença no desenvolvimento radicular e proteção da planta desde sua emergência, apresentando maior volume de raízes e radicelas, sem danos de nematoides às primeiras emissões de raízes. “Na parte aérea também é visível a diferença na planta tratada com o Furatrop, que cresce mais rápido, volumosa e sadia”, diz o gerente de marketing e estratégia da Biotrop, Jonas Hipolito.

Resultados comprovados

Em um experimento realizado no município de Lavras-MG, na cultura do feijão, o Furatrop comprovou sua eficiência. As pesquisadoras Ana Cristina Monteiro e Amanda Maria Nascimento, avaliaram a população de Meloidogyne Javanica nas raízes das plantas. Como resultado o Furatrop obteve controle de 66% sobre a população de nematoides, 12% a mais que o concorrente analisado.

A mesma pesquisa demonstrou ainda que houve incremento de 20% de produtividade em relação à testemunha, sendo seis sacas a mais de feijão por hectare. “O produtor ganha com a sanidade da lavoura, qualidade de plantas e no aumento da produção”, constata Hipolito.

Diferenciais da tecnologia

Um dos principais benefícios do Furatrop é a tecnologia Hayai, derivada de uma milenar prática japonesa de fermentação sólida, a maior já feita fora do Japão, e que proporciona uma ação rápida sobre o alvo devido à alta carga de metabólitos e de compostos orgânicos em sua composição.

Conforme explica o gerente, a bactéria é multiplicada em um meio semissólido similar ao solo, e por isso é ativada de maneira muito mais rápida na rizosfera, além de concentrar muito mais metabólitos durante o processo fermentativo e entregar resultados mais duradouros no ambiente, resultando em mais rentabilidade. “Este sem dúvida é um marco para o combate de nematoides com biológicos, uma evolução”, destaca.

Como o Furatrop atua

A bactéria presente no Furatrop age de três maneiras diferentes. A primeira é por meio de antiobiose, atuando diretamente sobre os nematoides. A segunda forma é por competição, formando um biofilme protetor nas raízes das plantas que desorienta os nematoides e forma uma barreira física protetora. Por fim, atua nas plantas, contribuindo para sua capacidade de resposta a estresses.

Fonte: RuralPress

◄ Leia outras notícias