Feijão e Pulses

FT Sementes marca presença no Dia de Campo da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus

A FT Sementes teve participação marcante no Dia de Campo da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, na Lapa, nos dias 29/02 e 01/03


Publicado em: 26/03/2012 às 14:50hs

FT Sementes marca presença no Dia de Campo da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus

Aproximadamente 2.000 agricultores visitaram o stand da FT Sementes. Os visitantes foram recebidos pelo Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da FT Sementes, Dr. Marcos Kamikoga, e pelo Engº Agrônomo Thomas Steinmetz que apresentaram a nova cultivar de feijão do Grupo Carioca, FTS 65, e duas cultivares do Grupo Preto, FTS Soberano e FTS 41.

No stand da FT Sementes também estavam expostas algumas cultivares de soja, como a FTS Arapoty RR, a FTS Campo Mourão RR, a FTS Mauá RR e a cultivar de pré-lançamento FTS Ibyara RR.

A cultivar FTS Arapoty RR possui crescimento do tipo indeterminado e tem alcançado altos níveis de produtividade em condições de estresse hídrico. “A FTS Arapoty RR tem ciclo precoce e pertence ao grupo de maturação 6.1, o que permite a sua utilização para abertura de plantio, com posterior cultivo do milho safrinha. Além disso, apresenta um baixo fator de reprodução a nematoides (Pratylenchus), podendo ser semeada em áreas onde o problema existe”, destaca o Dr. Marcos Kamikoga.

A cultivar FTS Campo Mourão RR, é uma cultivar de soja já consagrada pelos agricultores devido a sua estabilidade nas diferentes épocas de semeadura e nos mais diversos ambientes. Essa cultivar apresenta um sistema radicular vigoroso, permitindo excelente tolerância ao déficit hídrico e a solos ácidos, o que garante a sua alta produtividade. Além disso, outra característica de destaque dessa cultivar é a sua excelente ramificação, sendo recomendada uma densidade de plantio de 180.000 plantas/ha.

A cultivar do grupo precoce FTS Mauá RR, de hábito de crescimento indeterminado e grupo de maturação 6.0, foi um dos destaques do evento. A sua arquitetura de planta permite excelente aeração e penetração de luz, resultando em uma maior tolerância à podridão de esclerotínia (mofo branco), conforme resultados de testes realizados em parceria com o USDA, nos Estados Unidos. O mofo branco é uma doença presente na Lapa e cidades vizinhas, o que faz com que a FTS Mauá RR seja uma excelente alternativa de cultivo para essa região.

A FT Sementes também apresentou um pré-lançamento para 2013: A cultivar FTS Ibyara RR. Esta cultivar possui hábito de crescimento determinado, resistência ao acamamento, e apresenta sistema radicular extremamente sadio, com tolerância às principais doenças de solo. Essa cultivar proporcionará aos agricultores estabilidade e segurança de excelentes produtividades. Além disso, a cultivar se destaca pela sua precocidade, com grupo de maturação 5.9, e pela tecnologia Roundup Ready ®. A FTS Ibyara RR estará disponível comercialmente aos agricultores a partir de 2013.

Fonte: FT Sementes

◄ Leia outras notícias