Feijão e Pulses

Embrapa promove seminário sobre qualidade das "Sementes da Paixão"

Sementes da paixão, nativas ou crioulas, assim são conhecidas as sementes de variedade local, produzidas tradicionalmente por agricultores familiares em sistemas de produção agroecológicos, sendo trabalhadas e guardadas desde gerações passadas


Publicado em: 28/05/2012 às 07:55hs

Embrapa promove seminário sobre qualidade das "Sementes da Paixão"

Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre pesquisadores, agricultores, professores, técnicos e estudantes sobre o assunto, a Embrapa Tabuleiros Costeiros promove o seminário Pesquisa e Política de Sementes no Semiárido que acontece de 30 a 31 de maio, no Convento dos Maristas e no Banco de Sementes Mãe, em Lagoa Seca, Paraíba.

“O encontro deve contribuir fortemente na formulação de propostas de políticas públicas de sementes voltadas para a agricultura familiar do Semiárido”, disse o coordenador do evento Amaury Santos, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Geralmente, elas são armazenadas em Bancos de Sementes Comunitários (BSCs), dentro de garrafas pet de refrigerante ou cilindros de zinco bem vedados para evitar a umidade e preservar a qualidade do produto. Os bancos comunitários são utilizados por esses agricultores, como forma de socializar e expandir sementes, propiciando segurança e soberania alimentar das pessoas da região. Por não utilizarem agrotóxicos, essa prática também contribui para o desenvolvimento sustentável dos agroecossistemas.

Os BSCs estão presentes de forma significativa na Região da Borborema, no Estado da Paraíba, onde agricultores conservam através de seu uso, raridades genéticas adaptadas ao semiárido nordestino, o que na ciência se chama de banco de germoplasma.

No evento, a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA – Paraíba) apresentarão resultados da pesquisa com variedades crioulas que tiveram por objetivos realizar ensaios de competição entre estas variedades e aquelas comerciais, mapear e melhorar a qualidade destas variedades e capacitar os agricultores na seleção massal de sementes e de variedades locais.

A pesquisa foi realizada pelo Polo da Borborema, AS-PTA Agroecologia e Agricultura Familiar, Coletivo Regional do Cariri, Curimataú e Seridó Paraibano, Patac, Embrapa e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em propriedades de famílias agricultoras nas regiões do Cariri e da Borborema.

“Os resultados de pesquisas demonstram que as sementes crioulas, de maneira geral, apresentam comportamento semelhante ou mesmo superior às variedades comerciais testadas, vislumbrando-se a possibilidade de seu uso em políticas públicas de distribuição de sementes na região semiárida”, disse o pesquisador Amaury Santos.

Cerca de 100 pessoas participarão do seminário entre agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes, como também, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Pecuária (Sedap), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Emater e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além do coordenador do projeto Amaury Santos, a Embrapa Tabuleiros Costeiros estará representada pelo seu Chefe Geral, Edson Diogo Tavares, pelo pesquisador e Supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia Fernando Curado, e pela analista Raquel Fernandes.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias