Publicado em: 07/03/2012 às 15:30hs
Os 200 hectares da plantação de Roberto Bispo, que fica em Araçatuba, noroeste de São Paulo, produziram 10 mil toneladas de cana-de-açúcar na última safra, mas este ano, a colheita não deve passar de oito mil toneladas, o que representa uma queda de 20%.
Segundo a Unica, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar, a colheita deste ano, que estava prevista para o final de março, só deve começar na segunda quinzena de abril.
O atraso na safra está ligado diretamente ao clima. É que a seca do ano passado vem prejudicando o desenvolvimento da planta. “A cana ainda está parada porque falta crescimento, consequentemente a produção será menor. A cana precisa de mais tempo para crescer e atingir o desenvolvimento normal”, explica Antônio Girardi, da Associação de Plantadores de Cana de Araçatuba.
O produtor de cana vem de um período sem investimentos no campo. A safra passada foi menor e a atual também deverá ser abaixo do esperado. Guilherme Nastari, economista e analista de mercado, fala sobre os investimentos e de que maneira o produtor deve se preparar.
Fonte: G1 - Globo
◄ Leia outras notícias