Publicado em: 22/03/2012 às 08:00hs
Por isso, entre os profissionais é quase unanimidade a posição de que a tecnologia ainda precisa de ajustes, para uns mais, para outros menos, mas o que não se discute é que a prática veio para ficar e vai dominar os canaviais.
Apesar de não existir um levantamento preciso e confiável, estima-se que em média apenas 30% dos canaviais brasileiros sejam plantados com máquina, e que nos próximos três ou quatro anos se ampliará para 80%, isso dependerá, e muito, da saúde financeira das empresas sucroenergéticas. Segundo Humberto César Carrara, gerente agrícola da Usina São João, em Araras, SP, qualquer processo de mecanização exige altos investimentos iniciais, e o setor é bastante exposto às crises financeiras e de mercado. “Momentos de crise, refletem diretamen te nos investimentos em mecanização”, diz Humberto.
A mecanização do plantio exigiu reformulação das práticas culturais e desenvolvimento das técnicas para garantir eficiência e qualidade na operação das lavouras. Com o auxílio de plantadoras, vários processos que antes eram realizados de forma manual, podem ser feitos com maior eficiência e rapidez. No plantio mecanizado as mudas ou toletes (com tamanho de até 35 cm) que são colhidas por máquinas são transportados por caminhões ou carretas e realizam o transbordo até a plantadora. Esta abre o sulco, planta as mudas, aplica o fertilizante, o inseticida, se necessário, e faz a cobertura do sulco em uma única operação. As máquinas são tracionadas por tratores e necessitam apenas de um operador na plantadora para monitorar e controlar a distribuição dos toletes e insumos. Para quem não está com seu processo totalmente mecanizado, o mercado disponibiliza as plantadoras/distribuidoras de mudas de cana, equipamentos que distribuem os toletes nas linhas de cana, porém, não realizam as demais operações.
Empresas em parceria com as unidades sucroenergéticas estão investindo no aprimoramento tecnológico, em inovações para tornar o processo de plantio mais eficiente. Uma dessas tecnologias é o plantio de cana por mini-toletes, trata-se da tecnologia Plene que utiliza apenas 1 tonelada de mudas por hectare, seu plantio é realizado por um conjunto de trator e uma mini-plantadora e seus toletes medem 4 centímetros e possuem apenas uma gema. Entre as exigências para a germinação vigorosa desses mini-toletes estão a necessidade de um solo bem preparado e boas condições de umidade.
Essas inovações do plantio mecanizado serão debatidas no 14º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, que o Grupo IDEA realiza nos dias 28 e 29 de março no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto, SP. Os participantes poderão, inclsuive, conferir a versatilidade de uma nova plantadora e distribuidora de mudas de cana-de-açúcar.
Simultaneamente ao 14º Seminário acontecerá a 3º Mostra de Máquinas e Equipamentos Canavieiros. É a oportunidade de ter acesso a informação de primeira e tecnologia de ponta, tudo no mesmo lugar.
Fonte: Grupo idea
◄ Leia outras notícias