Cana de Açucar

Encontro de Variedades foca em ganhos de ATR no início e no final da safra, com aplicação de regulador de crescimento

Apresentação conduzida por engenheiro agrônomo da Sipcam Nichino Brasil mostrou expressivos resultados entregues por tecnologia da companhia


Publicado em: 27/09/2022 às 13:40hs

Encontro de Variedades foca em ganhos de ATR no início e no final da safra, com aplicação de regulador de crescimento

Maturação da cana-de-açúcar, ganhos em ATR, produção de açúcar e retorno financeiro com uso de reguladores de crescimento foram temas centrais da palestra proferida pelo engenheiro agrônomo Sérgio Camargo, da Sipcam Nichino Brasil, durante a 16ª edição do Encontro de Variedades, realizado na paulista Ribeirão Preto. Da área de desenvolvimento de mercado da companhia, Camargo apresentou resultados recentes, obtidos em nível de campo, com o uso do regulador de crescimento da marca Sprint® WG.

“Essa tecnologia antecipa o acúmulo de sacarose no colmo, amplia a janela de colheita e disponibiliza para a indústria, no início da safra, matéria-prima com qualidade para maior rendimento operacional na produção de açúcar e etanol”, destaca Camargo. Já no final de safra, a mesma tecnologia impede que a sacarose acumulada naturalmente seja perdida por chuvas”, acrescenta. 

Camargo salienta ainda que Sprint® WG constitui um regulador de crescimento que atua na maturação da cana-de-açúcar, entretanto sem interferir na produtividade do canavial. “Esta característica proporciona retorno financeiro relevante às empresas do setor e aos fornecedores de cana-de-açúcar”.

Surpreendente no campo

O agrônomo da Sipcam Nichino salientou no Encontro de Variedades que em cinco trabalhos recentes, conduzidos pela Baldan Connected, empresa de pesquisa e consultoria, Sprint® WG proporcionou ganhos significativos em ATR, em períodos de 28, 36 e 42 dias após sua aplicação, comparado ao maturador padrão. Esses ganhos foram, respectivamente, de 5kg, 4,5 kg e 7,6 Kg de ATR por tonelada de cana colhida.

Para produzir um quilo de açúcar, exemplifica Camargo, a indústria necessita de 1,0495 kg de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis). Segundo ele, frente aos ganhos em ATR obtidos nesses trabalhos, em uma produtividade estimada de 100 toneladas de cana por hectare, o investimento em Sprint® WG gerou ganhos na produção de açúcar da ordem de 9,5 sacas (aos 28 dias), 8,5 sacas (aos 36 dias) e 14,4 sacas (aos 42 dias), por hectare, na comparação ao padrão. 

Ainda conforme Camargo, o regulador de crescimento Sprint® WG não estimula gemas laterais nos colmos nem prejudica as brotações da soqueira, fatores que, de acordo com ele, mantêm o potencial produtivo do canavial.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fonte: Sipcam Nichino Brasil

◄ Leia outras notícias