Cana de Açucar

Crescimento da safra de cana-de-açúcar ainda é tímido, diz Biosul

Centro-Oeste responde por 13,5% de toda a área plantada de cana-de-açúcar no Brasil


Publicado em: 18/07/2012 às 17:00hs

Crescimento da safra de cana-de-açúcar ainda é tímido, diz Biosul

A safra 2012/2013 de cana-de-açúcar deve ter aumento de 11,7% e chegar a 37,8 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul. A estimativa foi divulgada nesta terça-feira (17) pelo presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia (Biosul), Roberto Hollanda, durante o lançamento de dois grandes eventos do setor, em Campo Grande.

Apesar do incremento na produção, Hollanda afirma que os números ainda são tímidos. "A estimativa é boa, mas é menor do que esperávamos. Sabemos que Mato Grosso do Sul tem um potencial maior", enfatizou o presidente.

As condições climáticas desfavoráveis estão entre os fatores que "frearam" um crescimento maior da produção de cana-de-açúcar no estado, segundo Hollanda. No entanto, o presidente da entidade destacou que o setor ainda esbarra em problemas como a falta de políticas públicas e investimentos que dificultam a produção da cultura.

Ainda, de acordo com Hollanda, Mato Grosso do Sul utiliza menos de 5% da área apta para o plantio de cana-de-açúcar. Dados da última safra, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam o estado como o segundo maior produtor do Centro-Oeste, com 480.860 hectares de canaviais.

O estado está atrás apenas de Goiás, que na última safra contou com 672.420 hectares e moeu 48 milhões de toneladas. Já Mato Grosso, contou com 220.090 hectares e produziu 13,55 milhões de toneladas.

Conforme dados da Conab, atualmente o Centro-Oeste responde por 13,5% de toda a área plantada de cana-de-açúcar no Brasil e por 16,8% de todo o volume de produção.

Lançamentos

Durante solenidade realizada, nessa terça-feira (17), em Campo Grande, foi lançado o 1º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central (Canacentro). O evento, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), está marcado para os dias 15 e 16 de agosto, em Goiânia (GO).

"O evento será um momento importante para o setor, um oportunidade para que todos os elos envolvidos na cadeia produtiva da cana-de-açúcar possam discutir e achar alternativas para consolidar, cada vez mais, a atividade na região Centro-Oeste", afirmou Bartolomeu Braz Pereira, vice-presidente da Faeg e coordenador do Canacentro.

Na mesma ocasião, foi lançada a 6ª edição do Canasul, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, em Dourados (MS). O evento, que é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), deve reunir pesquisadores e empresários do setor sucroenergético do estado.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias