Cana de Açucar

Com tempo seco, colheita de cana em agosto é maior que do ano passado

Apesar disso, o ATR continua abaixo dos valores da safra passada


Publicado em: 30/08/2012 às 13:20hs

Com tempo seco, colheita de cana em agosto é maior que do ano passado

A falta de chuvas no mês de agosto nas áreas produtoras de cana-de-açúcar, por causa do bloqueio atmosférico que impede a formação de áreas de instabilidade na maior parte do Brasil, ajudou no avanço da colheita da planta. Esse mês teve uma produção de cana maior que o mesmo período do ano passado.

Porém, o maior volume de cana colhida nesse mês, não significa melhora nos valores do ATR, Açúcar Total Recuperável, que é o responsável pela produção de açúcar e etanol. Segundo o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos, a explicação são as altas temperaturas desse período.

Em Ribeirão Preto-SP, cidade com umas das maiores áreas de cana-de-açúcar de São Paulo, não choveu em agosto e o tempo seco predomina pelos próximos dias. Em relação as temperaturas, amanhã a mínima será de 15°C e a máxima atinge os 30°C, 2°C acima da média para o período.

No município de Londrina-PR, as temperaturas estão ainda mais elevadas. A média da máxima para o mês é de 25°C, mas a registrada no período foi de 29°C. De acordo com os meteorologistas da Somar, a tendência é que o calor aumente na próxima semana nas áreas de cana do centro-sul do país.

Mesmo com os resultados positivos dos últimos 30 dias, a produção total dessa safra ainda está abaixo da anterior. Isso porque, as condições climáticas são favoráveis agora, mas no início da colheita, que ocorre entre maio e junho, o excesso de chuvas fez com que os produtores ficassem vários dias parados, sem avançar os trabalhos.

A produção de açúcar esse ano está 12,33% abaixo do ano passado, pois nesta safra foram colhidas 15 milhões de toneladas do produto, contra 17 milhões de toneladas de 2011. O mesmo acontece com o etanol, que está com uma produção de 9 milhões de toneladas, enquanto no mesmo período da última safra foram 12 milhões de toneladas, o que significa 17,54% menor.

Nos próximos dias o tempo firme predomina e volta aquela condições das últimas semanas: seco, calor e baixos índices de umidade relativa do ar. Bom para a realização da colheita, mais desfavorável ao desenvolvimento dos canaviais e para a concentração de ATR.

Fonte: Jornal do Tempo

◄ Leia outras notícias