Publicado em: 12/09/2012 às 17:20hs
A Embrapa Café, em parceria com o Consórcio Pesquisa, realiza hoje (12/09) e amanhã (13/09), o III Seminário Inovação, Difusão e Integração: Bases da Sustentabilidade para a Cafeicultura, em Alegre, no Espírito Santo. O objetivo do evento é apresentar os estudos, as pesquisas e as atividades em desenvolvimento, além de promover a discussão e estabelecimento das bases para sustentação tecnológica e econômica ao agronegócio café. O seminário é voltado para produtores, técnicos, pesquisadores, extensionistas e estudantes.
A iniciativa também tem como apoio, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Embrapa Café, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Agronômico (IAC), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e o Consórcio Pesquisa Café.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção estimada no Espírito Santo é de 12.502 mil sacas de café beneficiadas, o que representa um crescimento de 8% em relação à safra passada. O acréscimo na produção estadual se deve, sobretudo, à renovação do parque cafeeiro capixaba, que está utilizando novas bases tecnológicas. Desse total, 77,7% (9.713 mil sacas) são da espécie Conilon e 22,3% (2.789 mil sacas da espécie arábica). A produtividade média envolvendo os dois cafés está estimada em 27,77 sacas por hectares, sendo 34,68 sacas para o café conilon e 16,40 sacas para o café arábica.
Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias