Café

Simpósio e grêmio de Q-Graders movimentam primeiro dia da FICAFÉ 2012

Feira será realizada no Pavilhão de Convenções do Centro de Eventos de Jacarezinho, nos dias 7, 8 e 9 de novembro deste ano; evento foi concebido para promover cafés especiais do norte pioneiro do Paraná


Publicado em: 29/10/2012 às 09:55hs

Simpósio e grêmio de Q-Graders movimentam primeiro dia da FICAFÉ 2012

A quinta edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (FICAFÉ) está repleta de novidades. Em 2012, a Feira terá a duração de três dias e será promovida de 7 a 9 de novembro. Um dos atrativos do primeiro dia do evento será a presença do Q-Grader peruano Oscar Gonzales, chefe de Controle de Qualidade do Sustainable Harvest, importador especializado na aquisição de cafés especiais e certificados.

Ele irá apresentar para um grupo de Q-Graders brasileiros cafés de qualidade do mundo todo, além de degustar e destacar a apresentação dos perfis sensoriais dos cafés especiais e certificados produzidos nas micro-regiões do norte pioneiro.

O presidente da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Luiz Roberto Saldanha, explica que é a primeira vez que a FICAFÉ promove um ‘grêmio’ de Q-Graders. “Será uma chance para fazer a calibração com cafés de outras origens do mundo, que grande parte dos Q-Graders brasileiros não conhece ainda. Além disso, será uma oportunidade para apresentar os produtos do norte pioneiro paranaense, que é a nova origem de cafés especiais do Brasil.”

A apresentação contará com tradução simultânea, para melhor compreensão dos visitantes estrangeiros.

O Q-Grader pode ser comparado a um enólogo, no universo do vinho, e utiliza referências de características sensoriais e defeitos da bebida, baseados em um mesmo critério de avaliação mundial.

No Brasil, existem cerca de 50 Q-Graders. Quatro deles foram licenciados em fevereiro deste ano e atuam diretamente no Paraná – um em Curitiba e os demais no Norte Pioneiro, região que contempla o Projeto de Cafés Especiais, uma iniciativa da ACENPP, do Sebrae/PR e de entidades parceiras para fortalecer o segmento.

Conhecimento

O maior evento da cafeicultura do Paraná também irá realizar, no dia 7 de novembro, o “I Simpósio de inovação e difusão tecnológica da cafeicultura do norte pioneiro do Paraná”, além de minicursos e exposição de painéis. Destaque para as presenças dos professores Roberto Thomaziello, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Leandro Carlos Paiva, do Instituto Federal de Machado, e de José Marcos de Mendonça, do Instituto Federal de Muzambinho.

Nos dias 8 e 9 de novembro, acontecem ainda palestras voltadas para o cenário da cafeicultura da região. Em pauta, temas como acesso a novos mercados, produção de cafés de qualidade, manejo integrado de pragas do cafeeiro, entre outros.

“A geração de conhecimento é um diferencial da FICAFÉ. Nossa intenção é levar informações para produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e estudantes de ciências agrárias, com a intenção de capacitar todos os envolvidos na cadeia da cultura do café”, afirma Odemir Capello.

FICAFÉ 2012

A FICAFÉ foi concebida pelo Sebrae/PR e pela ACENPP como uma ferramenta de marketing para evidenciar a produção de cafés especiais e certificados da região. Em 2012, a feira será nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Pavilhão de Convenções do Centro de Eventos de Jacarezinho.

A FICAFÉ 2012 é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, Cooperativa de Cafés Especiais Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), além do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Fonte: Savannah Comunicação Integrada

◄ Leia outras notícias