Publicado em: 28/09/2012 às 19:30hs
Os produtores rurais estão concluindo o plantio da primeira safra de feijão 2012/2013. A estimativa é que as lavouras, que começaram a ser formadas em agosto, estejam com a semeadura pronta no final deste mês. De acordo com o agrônomo do escritório regional da Emater-RS de Passo Fundo, Ataídes Jacobsen, a estimativa é que a cultura esteja ocupando 7.600 hectares de terra, nos 71 municípios atendidos pela regional.
Segundo ele, o plantio tem concentração maior em áreas dos municípios do Médio/Alto Uruguai, com destaque para Irai, Frederico Westphalen e Seberi.
Conforme o agrônomo, dos 50.889 estabelecimentos atendidos pela regional, em torno de 5 mil têm o cultivo do grão de feijão, um dos principais alimentos na mesa dos brasileiros. “Parte das propriedades plantam para consumo próprio e outra parte com a finalidade de comércio”, disse Jacobsen.
O preço recebido pelo agricultor no meio da semana estava em R$ 110,00 a saca do grão. Com o avanço tecnológico já existem áreas onde a colheita é realizada pelo sistema mecanizado como, por exemplo, na região de Seberi e Vacaria. Parte do grão continua sendo retirado das lavouras de maneira manual. Segundo Jacobsen, a média de produtividade gira nos 1.500 quilos por hectare. Mesmo com variedades de feijão colorido, disponíveis no mercado, na região a preferência continua sendo pelo cultivo do feijão preto.
A estimativa é que as lavouras desta primeira safra sejam colhidas entre 90 e 120 dias depois do plantio. Logo depois serão formadas as áreas de plantio da segunda safra do ano de 2013. O agrônomo lembra que a queda de temperatura registrada no meio da semana não é clima indicado para a cultura.
Fonte: Diário da Manhã - Passo Fundo
◄ Leia outras notícias