Café

Rondônia estima produção de 98 mil toneladas de café

Rondônia produziu 90 mil toneladas de café tipo Conilon em 2011


Publicado em: 23/10/2012 às 15:30hs

Rondônia estima produção de 98 mil toneladas de café

O Estado ocupa o segundo lugar como maior produtor de café Conilon do país e o quinto no total da produção cafeeira.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção do café Conilon, na região em 2011, foi de 90 mil toneladas. Ao todo foram aproximadamente 210,5 mil sacas. Este ano, a estimativa é de 1.638,8 mil sacas, 14,7% a mais que o ano passado.  O Estado ocupa o segundo lugar como maior produtor de café Conilon do país e o quinto no total da produção cafeeira.

O município de Cacoal, localizado no Centro-sul de Rondônia, é responsável por grande parte dessa produção. Em 2011, somente aquela região produziu nove mil toneladas de café tipo Conilon. Este ano, a expectativa dos produtores é de colher 12 mil e chegar a 98 mil toneladas.

A Embrapa Rondônia, em parceria com a Embrapa Café, realiza o “Treinamento para melhoria da qualidade do café em Rondônia”. O evento é voltado para produtores, técnicos e profissionais da Cafeicultura e será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, das 08 às 17h30, no Campo Experimental da Embrapa em Ouro Pretodo Oeste (RO). O objetivo do treinamento é alavancar o processo de produção e incentivar a aplicação de técnicas que possam aumentar a qualidade do café.

O Treinamento será realizado no Campo Experimental da Embrapa, na cidade de Ouro Preto do Oeste. Foto: Embrapa Rondônia

Particpantes receberão orientações de técnicos da Embrapa e de instituições renomadas como o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Equipe Conilon Brasil.

As inscrições para o curso podem ser feitas no Campo Experimental da Embrapa Rondôniaem Ouro Preto do Oeste, na Av. Gonçalves Dias – s/n°, telefone (69) 3461-3235.Em Porto Velho, as informações podem ser obtidas pelo número (69) 3225-9387.

www.portalamazonia.com.br

Fonte: Portal Amazonia

◄ Leia outras notícias