Café

Rabobank Apresenta Estudo do Agronegócio no Terceiro Trimestre

AgroInfo Q3 2024: Análises e Perspectivas para as Principais Commodities


Publicado em: 02/10/2024 às 13:30hs

Rabobank Apresenta Estudo do Agronegócio no Terceiro Trimestre

O Rabobank divulga o relatório AgroInfo Q3 2024, que oferece uma análise abrangente do desempenho do agronegócio no terceiro trimestre e projeções para os meses seguintes, abrangendo commodities como café, proteína animal, fertilizantes, cana-de-açúcar, açúcar e etanol, soja, milho, algodão, suco de laranja, leite e celulose.

Macroeconomia

Em relação ao cenário macroeconômico, a projeção do banco para o dólar é de R$ 5,32 ao final de 2024 e R$ 5,35 ao término de 2025. A valorização do real no curto prazo é impulsionada pelo diferencial de juros e pelo fluxo comercial global. Entretanto, uma possível alta nas taxas de juros no Japão e a incerteza fiscal podem representar riscos de depreciação.

Fertilizantes

O mercado de fertilizantes tem permanecido estável nos últimos meses, em preparação para o plantio da próxima safra. A preocupação central permanece em torno dos altos custos do fósforo, que podem restringir a entrega de fertilizantes em 2024.

Açúcar e Etanol

Os preços do açúcar em Nova Iorque ultrapassaram os 20 centavos de dólar por libra-peso em meados de setembro, em função da severidade da seca na região centro-sul do Brasil, que tem impactado a oferta.

Café

No Brasil, os preços do café continuam a registrar altas, com o conilon superando o arábica. Problemas logísticos no Mar Vermelho, incertezas sobre a oferta no Vietnã e no Brasil, além da alta demanda pelo conilon brasileiro, têm contribuído para essa valorização.

Soja

A expectativa de ampliação das áreas destinadas à soja no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos está favorecendo a previsão de recomposição dos estoques globais da oleaginosa ao final de 2024/25.

Milho

As margens estreitas esperadas para o milho no ciclo 2024/25 no Brasil indicam uma possível redução na área plantada de milho safrinha.

Algodão

O aumento da disponibilidade de pluma, resultado do avanço da colheita nos Estados Unidos, poderá reforçar a tendência de baixa no mercado de algodão nos próximos meses.

Boi

A menor oferta de fêmeas para abate está desacelerando a produção de carne bovina, o que pode levar à valorização do boi gordo e indicar uma possível inversão de tendência.

Suco de Laranja

Os preços globais do suco de laranja concentrado (FCOJ) devem permanecer em níveis recordes no quarto trimestre, agravados por problemas adicionais em São Paulo devido à estiagem prolongada e às altas temperaturas.

Leite

A oferta de leite, que foi menor do que o esperado no terceiro trimestre, juntamente com a demanda firme, deve sustentar os preços até o final do ano, mesmo com a elevação das importações.

Celulose

O aumento da oferta global de celulose, combinado com uma demanda menos dinâmica na China, deve contribuir para um ciclo de queda nos preços, com expectativa de recuperação apenas no segundo semestre de 2025.

AgroInfo Q3 2024

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias