Publicado em: 21/06/2012 às 09:10hs
A COOXUPÉ, maior cooperativa de produtores de café do mundo com sede em Guaxupé, sul de Minas Gerias, esteve na Rio+20 no último domingo, 17, representada pelo Superintendente de Mercado Externo, Joaquim Libânio Ferreira Leite, para mostrar ações e projetos da cooperativa em prol do meio ambiente e da produção sustentável.
Organizada pela ISEAL Alliance, entidade mundial responsável por sistemas e normas sociais e ambientais, a palestra contou com a presença de grandes autoridades para debater as certificações que auxiliam na maior produtividade de alimentos sem agredir o meio ambiente.
Segundo Joaquim Libânio, a Cooxupé desenvolve diversos programas certificados, em parceria com empresas clientes, para a produção de café Sustentável. “As ações realizadas dentro da cooperativa permite que ela participe do mercado de café produzido com sustentabilidade, procurando agregar valor ao produto e à propriedade. No último ano, 65 % dos lotes exportados pela COOXUPÉ estavam dentro de programas como este”, avalia.
Entre os projetos da cooperativa listados pelo Superintendente durante a conferência, estavam ações como a análise de potabilidade de água, solo e folhas - para um planejamento adequado da fertilização e correção do solo -, a capacitação de cooperados - para melhor gerir a propriedade -, o uso correto de defensivos agrícolas e manejo adequado das águas residuárias das propriedades. Todos estes temas são amplamente divulgados na cooperativa pelos agrônomos durante eventos promovidos e nos veículos de comunicação.
Entre outras autoridades que compuseram a mesa da palestra estavam: Hans-Peter Egler, Head of Trade Promotion da SECO; Fábio Vaz Lima, secretário de desenvolvimento do Acre; Roberto Smeraldi, co-fundador do Amigos da Terra e Jon Samuel, Anglo American's Head of Social Performance.
Fonte: Phábrica de Ideias - Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias