Café

Produtores aprendem com Incaper sobre produção de cafés de qualidade

"Eu participo de eventos como este há 15 anos e eles me mostraram o caminho de como produzir aumentando minha produtividade e qualidade, além de incentivar meus filhos a trabalhar comigo sem precisar sair de nossa propriedade para tentar a vida fora do nosso município"


Publicado em: 25/01/2013 às 10:20hs

Produtores aprendem com Incaper sobre produção de cafés de qualidade

A declaração é do produtor Manoel Protásio de Abreu, morador da comunidade de Forquilha do Rio, em Dores do Rio Preto, feita durante o Seminário sobre Cafés de Qualidade, realizado nessa terça-feira (22), na propriedade do senhor Onofre Alves de Lacerda.

Na programação do Seminário, estavam palestras sobre experiências de sucesso de café de qualidade, Programa Renovar Arábica, tecnologias para renovação de lavouras de café arábica e linhas de crédito para a agricultura familiar. “A capacitação dos produtores é muito importante, pois é essencial que haja uma orientação para uma boa lavoura e, por consequência, produção”, informou o chefe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Dores do Rio Preto, Norberto das Neves Frutuoso.

O vencedor do 9º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café na categoria Microlote, José Alexandre de Lacerda, também participou do evento e apontou que a assistência técnica do Incaper foi essencial para alcançar os resultados que o levaram à premiação.

“Recebemos assistência técnica em nossa propriedade. Somos orientados a proceder de forma correta nos tratos culturais e na colheita, a fim de gerar café de qualidade. O descascador de café cedido pelo Governo do Espírito Santo também ajudou a alavancar a qualidade de nosso produto”, afirmou José Alexandre.

“É necessário aos produtores rurais assegurar sua sobrevivência financeira, a segurança alimentar e o bem estar dos consumidores. Isso tudo agregando valor aos produtos agrícolas e diversificando as atividades produtivas. Para isso, eles podem recorrer à assistência técnica do Incaper na adoção de tecnologias em suas lavouras”, indicou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

O evento foi realizado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Incaper, da Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto e da Associação de Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem).

O ‘Renovar Café Arábica’ tem como o objetivo renovar ou revigorar todas as lavouras de café arábica do Estado utilizando novas bases tecnológicas, visando oferecer maior sustentabilidade à atividade. Possui como meta prioritária duplicar a produtividade e a produção, colhendo 30% de cafés com qualidade superior.

Nos anos de 2011 e 2012, cerca de 250 mil mudas foram entregues a 200 produtores do município de Dores do Rio Preto, com subsídio de 50% no valor do milheiro. Aproximadamente 200 hectares de áreas de café arábica foram renovadas com variedades recomendadas pelo Incaper.

O café arábica é produzido em 50 municípios capixabas, em regiões com altitude superior a 500 metros, envolvendo cerca de 24 mil propriedades. Aproximadamente 75% da produção advém das regiões do Caparaó e Serrana. No contexto nacional, o Estado destaca-se como o terceiro maior produtor de arábica.

Fonte: Incaper - ES

◄ Leia outras notícias