Café

Produtor de Minas Gerais é campeão do Cup off Excellence

Vencedores foram conhecidos durante cerimônia na FICAFÉ, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro paranaense, na última semana; 24 produtores foram premiados e participam de leilão internacional em janeiro de 2013


Publicado em: 13/11/2012 às 16:20hs

Produtor de Minas Gerais é campeão do Cup off Excellence

O café cultivado pelo produtor Vinícius José Carneiro Pereira, na Fazenda do Moinho, em Olímpio Noronha, em Minas Gerais, foi eleito “o melhor cereja descascado/despolpado do Brasil na safra 2012”. A avaliação é do júri internacional do 13º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil ‘Cup of Excellence Early Havest’ – Edição 2012. Com a nota 91,79, o lote também foi considerado “café presidencial” pelos juízes.

Além do campeão, o segundo e o terceiro colocados também alcançaram notas superiores a 90 pontos, que lhes garantiu a condecoração de “cafés presidenciais”. Os cafés foram produzidos por Dimas Mendes Bastos, na Fazenda Serra do São Bento, em Araponga, Minas Gerais, e pelo grupo Café Orfeu, na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos, também em Minas, respectivamente. Confira todos os ganhadores no site da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês): http://bsca.com.br/cup-of-excellence.php?id=11.

O resultado foi divulgado durante a quinta edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – FICAFÉ, na última sexta-feira, dia 9. O Concurso de Qualidade premiou 24 produtores de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Todos eles obtiveram uma pontuação superior a 85 pontos na fase internacional do júri, da qual participaram 50 produtores.

Os 24 vencedores da fase internacional participam em janeiro de 2013 de um leilão para comercializar os lotes premiados no mercado internacional.

O Cup of Excellence é realizado no Brasil desde 1999 e conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Concurso de Qualidade é uma das ações do Plano Internacional de Marketing para a Promoção dos Cafés Especiais Brasileiros propostas pela BSCA.

Luiz Roberto Saldanha, presidente da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), que concebeu a FICAFÉ em parceria com o Sebrae/PR, declarou que, para o Norte Pioneiro, é um orgulho sediar um evento como o Cup off Excellence. “Conseguimos trazer o maior concurso de cafés especiais do Brasil para uma região que até pouco tempo era desconhecida no segmento.”

Vanúsia Nogueira, diretora executiva da BSCA, destaca que o Cup of Excellence é realizado em 11 países e que é um dos concursos de cafés especiais mais conceituados do mundo. Segundo ela, a ideia de realizar a entrega do Prêmio durante a FICAFÉ surgiu quando a Fazenda Califórnia, localizada no Norte Pioneiro, foi uma das vencedoras do Cup of Excellence, em 2010.

“Nossa intenção em promover a fase internacional no Paraná é mostrar para os juízes internacionais as diferentes regiões produtoras de cafés especiais no Brasil, além da revitalização da produção no norte do Paraná, que já foi o maior produtor do grão no século passado”, diz Vanúsia Nogueira. Ela acrescenta ainda que a realização da divulgação dos vencedores na FICAFÉ é mais um estímulo para que os cafeicultores do Norte Pioneiro participem do Concurso de Qualidade.

Feira de negócios

Cerca de 30 compradores do mercado nacional e internacional visitaram a FICAFÉ 2012. Durante as degustações comentadas eles tiveram a oportunidade de provar as bebidas das diferentes microrregiões do Norte Pioneiro, bem como conhecer o processo produção dos grãos.

Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, acrescenta que o evento é uma ótima oportunidade para mostrar para os compradores o potencial da região. “É uma forma de estabelecer um relacionamento mais próximo entre os torrefadores e produtores de cafés especiais e certificados. Mais uma vez, em 2012, conseguimos atrair compradores do Brasil e exterior e cumprir nosso objetivo”, diz.

O barista australiano William Priestley veio ao Brasil e participou da FICAFÉ 2012. Para ele, os cafés brasileiros são bons, devido aos processos de fabricação. “Os cafés apresentam corpo equilibrado e sabor de frutas. Estão melhorando a cada ano e as tecnologias das fazendas também”, afirma.

A FICAFÉ 2012 proporcionou aos visitantes uma “imersão” no universo do café por meio de palestras técnicas, oficinas de gastronomia, degustações comentadas e clínicas tecnológicas.

FICAFÉ 2012


A FICAFÉ 2012 foi uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, COCENPP, além do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Senar, da Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

Fonte: BSCA - Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias