Café

Produção e exportação de café da Colômbia têm queda em março

A produção de café de Colômbia caiu 26 por cento em março na comparação com o mesmo mês de 2011, para 576 mil sacas, informou na sexta-feira (13) a Federación Nacional de Cafeteros.


Publicado em: 16/04/2012 às 16:00hs

Produção e exportação de café da Colômbia têm queda em março

Na mesma linha, as exportações caíram 36,5 por cento, para 587 mil sacas de 60 quilos, em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo a entidade.

A Colômbia, importante produtor global de café de alta qualidade, produziu e exportou menos devido ao impacto das chuvas sobre os cultivos e a um programa de renovação dos cafezais.

Em 2011, a Colômbia registrou o terceiro ano consecutivo de produção abaixo da esperada, devido ao tempo ruim, ao ataque de fungos e ao programa de renovação dos cafezais.

O país produziu 7,8 milhões de sacas no ano passado, queda de 12 por cento ante 2010, registrando o pior ano em mais de três décadas.

A queda da produção da Colômbia tem permitido que o Brasil, o maior exportador de café do mundo, ganhe espaço inclusive em mercados de grãos de alta qualidade. Com os preços altos no ano passado, os cafeicultores brasileiros puderam melhorar práticas de produção e beneficiamento.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta e Nelson Bocanegra)

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias