Café

Produção da Etiópia causa polêmica no Comitê de Estatística

Membros solicitam cruzamento de informações em números que apresentem discrepâncias acentuadas em relação a outras fontes de mercado


Publicado em: 09/03/2012 às 13:00hs

Produção da Etiópia causa polêmica no Comitê de Estatística

Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (07/03), a reunião do Comitê de Estatística da Organização Internacional do Café (OIC). Logo no início do encontro, a representante da Colômbia questionou a entidade pela adoção dos dados de produção recebidos da Etiópia em 2011, informado, inicialmente, em 9,5 milhões de sacas, o que repentinamente colocou o país africano como terceiro maior produtor mundial.

A OIC comunicou que seu departamento estatístico entrou em contato com representantes daquele país e revisou o número para 8,5 milhões de sacas, volume que consta, inclusive, no relatório atual da Organização.

Mesmo com a correção feita, segundo a representante colombiana, o número apresenta enorme divergência em relação a outras fontes de mercado, as quais apontam a safra 2011 da Etiópia em apenas 4,5 milhões de sacas.

O secretário da embaixada do Brasil em Londres, Pablo Costa Pereira, sugeriu que a OIC proceda uma verificação nos dados estatísticos não apenas em relação à produção, mas também no que diz respeito a estoques e consumo, sempre que se note uma discrepância importante nos números correntes utilizados pelas empresas que realizam periodicamente os estudos de mercado.

O chefe de operações da OIC, José Dauster Sette, informou que a Organização utiliza como fonte as informações recebidas dos países membros, de acordo com o regulamento de estatística vigente. Na ocasião, ele também solicitou que os países produtores membros colaborem no sentido de enviar à entidade os dados sobre seus custos de produção.

Por fim, o diretor executivo da Organização, Robério Silva, expressou grande preocupação a respeito das estatísticas mundiais do setor. Nesse sentido, mencionou que pretende realizar novos esforços para aprimorar as informações, contando, para isso, com as recomendações que forem aprovadas pelos membros do Comitê de Estatística e pelo Conselho da Organização.

Fonte: Conselho Nacional do Café ? Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias