Publicado em: 16/04/2025 às 10:15hs
Queda nos preços nesta quarta-feira (16)
O mercado cafeeiro iniciou a quarta-feira (16) com desvalorizações moderadas, impulsionadas por um movimento de realização de lucros. Os contratos futuros registraram quedas tanto para o café arábica quanto para o robusta.
De acordo com boletim do Escritório Carvalhaes, a conjuntura global permanece pressionada por estoques reduzidos, tanto em países produtores quanto consumidores. Somado a isso, as adversidades climáticas persistem em diversas regiões produtoras, o que, em tese, sustentaria os preços. Contudo, o mercado ainda observa com cautela os possíveis impactos das negociações em torno da implementação das chamadas “tarifas recíprocas”.
O analista de mercado e sócio-diretor da Pine Agronegócios, Vicente Zotti, destaca que o Brasil vive um momento de estoques praticamente zerados de café conilon/robusta e de disponibilidade muito limitada de café arábica. Segundo dados levantados pela consultoria, diante de uma produção estimada em 38 milhões de sacas de arábica e 24 milhões de conilon, com 40 milhões de sacas destinadas à exportação e 20,9 milhões ao consumo interno, o país registrará os menores níveis de estoque da série histórica.
Por volta das 8h40 (horário de Brasília), os contratos futuros do café arábica operavam com as seguintes variações:
No mesmo horário, os contratos do café robusta apresentavam recuos nos seguintes vencimentos:
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias