Café

OESTE da BAHIA: Diagnóstico da safra 2012

Em meados de abril deste ano, período marcado pelo inicio das colheitas do café arábica na região Oeste da Bahia, foi realizado o levantamento junto ao setor produtivo local


Publicado em: 24/04/2012 às 17:15hs

OESTE da BAHIA: Diagnóstico da safra 2012

Em meados de abril deste ano, período marcado pelo inicio das colheitas do café arábica na região Oeste da Bahia, foi realizado o levantamento junto ao setor produtivo local. Foram contatados produtores, técnicos, consultores e outros agentes envolvidos com a atividade, identificando as estimativas de produtividades até então.

Para este levantamento, registrou-se uma área total de 15.532 hectares de café sendo cultivado. Nesta área estão computados 1.030 hectares em formação e 1.268 hectares em processo de renovação.

Desta forma, para a safra 2012 estão em produção 13.234 hectares, o que resultará a produção de 569.089 sacas e a média regional de 43 sc/ha. Esta produção comercializada sob patamares médios de R$ 360,00/sc, movimentará aproximadamente R$ 205 milhões, equivalente ao Valor Bruto da Produção do café.

Quanto aos números por municípios da região, os gráficos a seguir apresentam os detalhes.



Com um universo de 36 cafeicultores, a região Oeste da Bahia se destaca por empreendimentos cafeeiros de grande porte. As condições locais permitem este perfil, o qual é acompanhado de alta tecnologia, gerando uma condição específica de produção de café.

Para buscar agregação de valor, a Abacafé, entidade que representa o setor regional, vem desenvolvendo o projeto de Indicação Geográfica do café da região Oeste da Bahia. Com apoio do MAPA, através do Convênio 755097/2010, o processo está em construção, sendo que nos próximos meses será encaminhado ao INPI, na busca da chancela de Indicação de Procedência do produto local.

Fonte: Abacafé

◄ Leia outras notícias