Publicado em: 26/12/2012 às 11:40hs
Foram revelados ontem à noite, em Carmo de Minas (MG), os lotes vencedores do 1º Concurso de Qualidade de Café - Cocarive. O evento é apoiado por NUCOFFEE, iniciativa pioneira da Syngenta para valorizar o café especial brasileiro e abrir portas para o cafeicultor nacional em outros países. O anúncio foi feito durante cerimônia de confraternização realizada na Urca – União Recreativa, Cultural e Agrícola. Avaliados entre anteontem e ontem por seis Q Graders, habilitação profissional que pode ser traduzida como analista de qualidade, os 74 lotes de cafés natural e cereja descascado foram inscritos por aproximadamente 40 produtores cooperados da Cocarive - Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde.
As premiações foram definidas a partir da análise individualizada dos atributos Fragrância/Aroma, Sabor, Acidez, Corpo e Aftertaste. “Esse critério vai ao encontro de uma tendência mundial crescente entre os consumidores de cafés de alta qualidade, que têm buscado bebidas segundo características sensoriais muito particulares. O concurso da Cocarive fortalece ainda mais esse grau de refinamento”, afirma Jack Robson Silva, coordenador de Qualidade NUCOFFEE e um dos Q Graders responsáveis pela avaliação dos lotes.
O julgamento do 1º Concurso de Qualidade de Café - Cocarive obedeceu ao protocolo definido pelo CQI - Coffee Quality Institute, entidade americana que é referência mundial em cafés de alta qualidade e que também é responsável pela formação dos analistas.
Origem de vários entre os principais cafés especiais produzidos no Brasil, a Região da Serra da Mantiqueira, que compreende o Vale do Rio Verde, é reconhecida desde junho de 2010 com o selo Indicação de Procedência, distinção conferida pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Os vencedores do 1º Concurso de Qualidade de Café – Cocarive
Café Cereja Descascado
Café Natural
Fonte: MVL Comunicação
◄ Leia outras notícias