Publicado em: 20/11/2012 às 16:10hs
Muitos participantes da indústria esperavam uma queda na produção do país, depois que uma severa estiagem castigou o país no início deste ano.
O USDA informa em seu relatório que, além da melhora do clima (um mau início da estação de monções, de junho a setembro, deu lugar a condições mais úmidas), o aumento da produção foi estimulado pelas melhores práticas agrícolas, que impulsionaram a produtividade.
A Associação de Produtores da região de Karnataka estimou em setembro produção de cerca de 300 mil toneladas, ou 5 milhões de sacas, na nova safra que começou em 1º de outubro. Kanataka representa aproximadamente 70% da produção indiana de café.
Na safra 2012/13, a exportação de café da Índia pode cair por causa do aumento dos estoques globais, informa o USDA, projetando queda de 300 mil sacas nos embarques, para 5,5 milhões de sacas. No entanto, o volume exportado não está muito distante do recorde de 5,8 milhões de sacas da safra 2011/12.
As cotações do café robusta, que representa perto de 60% da exportação indiana, têm se mantido relativamente estáveis, apesar da forte demanda, comenta o USDA. Os principais países exportadores elevaram o embarque de café robusta em cerca de 13%, para 41,8 milhões de sacas em 2011/12, de acordo com dados do relatório deste mês da Organização Internacional do Café (OIC). A Índia é o terceiro maior produtor de café da Ásia, atrás apenas de Vietnã e Indonésia, respectivamente.
Fonte: Agência Estado
◄ Leia outras notícias