Café

Museu do Café homenageia Semana de 1922 com mostra temporária

Mostra pode ser visitada gratuitamente entre 13 e 27 de fevereiro no espaço da Cafeteria do Museu


Publicado em: 13/02/2012 às 15:00hs

Museu do Café homenageia Semana de 1922 com mostra temporária
No dia 13 de fevereiro, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, abre ao público a exposição temporária “Paulo Prado, a oligarquia cafeeira na Semana de Arte Moderna”, que celebra os 90 anos do evento que se tornou um marco para o desenvolvimento literário e artístico nacional. A mostra, localizada no espaço da Cafeteria do Museu, pode ser visitada gratuitamente até o dia 27.
 
A exposição é formada por três painéis que contextualizam o surgimento do embrião da ideia, sua importância para o panorama artístico brasileiro, mas, principalmente, o papel fundamental daqueles que financiaram e viabilizaram a realização da Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, um evento audacioso e dispendioso. 
 
Nesse cenário, entre outros incentivadores e patrocinadores, destaca-se Paulo Prado, homem de negócios, cafeicultor e conhecedor das ideias mais atuais da época a quem coube o papel de líder do comitê responsável pelas despesas, atraindo o patrocínio da alta elite paulistana. Sua atuação fez com que Prado ficasse marcado como o grande promotor da Semana de 1922.
 
“O movimento de artistas e escritores contou com a solidariedade de alguns poucos homens. Entre eles, Paulo Prado foi o principal incentivador e articulador. Hoje celebramos noventa anos de um evento que ocorreu graças às forças de uma elite intelectual e artística em busca de modernidade e aos esforços de uma elite financeira e cafeicultora, em uma época em que o café movia São Paulo e o Brasil”, explica Marcela Rezek, coordenadora técnica do Museu do Café.
 
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário estendido de funcionamento, durante a temporada de verão, é de segunda-feira a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda-feira a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Mais informações estão disponíveis no endereço www.museudocafe.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Museu do Café

◄ Leia outras notícias