Publicado em: 23/05/2012 às 12:50hs
Desde 2005, o dia 24 de maio passou a ser lembrado como o Dia Nacional do Café. É nesta data que industriais, produtores, exportadores, cooperativas, cafeterias e apaixonados por café homenageiam a segunda bebida mais consumida no mundo. No Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, o dia será comemorado lembrando o cafezinho típico da fazenda. Entre 12h e 14h, os visitantes serão recebidos com harmonização gratuita e irresistível de café com bolo de fubá.
Os baristas da Cafeteria do Museu, vestidos com trajes típicos da fazenda, oferecerão aos visitantes as bebidas produzidas com os grãos Sul de Minas, Chapadão do Ferro, e Cerrado de Minas. O objetivo é apresentar ao público as diferenças de sabor e aroma resultantes das características específicas de cada café. O Sul de Minas, por exemplo, gera um café fresco, cítrico e leve, conhecido como um café frutado. Já o Chapadão do Ferro resulta em uma bebida intensa, encorpada, rica em aroma e sabor. Por sua vez, o Cerrado de Minas é um café com características equilibradas, como a mistura harmoniosa entre doçura e acidez.
Além de saborear e aprender sobre as particularidades dos grãos produzidos no Brasil, quem for ao Museu do Café ainda poderá conhecer um pouco mais sobre a história do produto e sua influência no desenvolvimento político, econômico e social do país. Essa estreita relação está registrada na exposição de longa duração “A trajetória do café no Brasil”. Dividida em três módulos - O café e o trabalho, Café e novas rotas e Santos e o porto – a mostra permite ao visitante uma verdadeira viagem no tempo. O passeio pela história começa com a chegada das primeiras mudas da planta ao país, passa pela profissionalização das plantações e da mão de obra, a chegada dos imigrantes japoneses e europeus para o trabalho nas lavouras e ajuda a contextualizar, por meio de painéis e maquetes, a riqueza e o progresso impulsionados pelo café, como a expansão da malha ferroviária no Estado de São Paulo e o desenvolvimento do porto de Santos, por exemplo. O ingresso para o espaço expositivo custa R$ 5.
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no endereço www.museudocafe.org.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação Museu do Café
◄ Leia outras notícias