Publicado em: 06/06/2012 às 15:00hs
Resultados de pesquisas do Consórcio Pesquisa Café, coordenadas pela Embrapa Café, unidade de pesquisa da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) poderão ser vistos na Conferência Internacional de Coffea canephora, de 11 a 15 de junho, no Espírito Santo.
O evento contará com a participação de técnicos e palestrantes de cerca de 20 países, entre eles Vietnã, Costa do Marfim, Uganda, Indonésia e México. O Consórcio estará presente em um estande expondo tecnologias nas áreas de melhoramento genético e biotecnologia, como a cultivar de café conilon BRS Ouro Preto e a micropropagação de café conilon.
A cultivar recém-lançada pelo Consórcio – Conilon BRS Ouro Preto, foi desenvolvida pela Embrapa Rondônia, com apoio do Consórcio Pesquisa Café, e é a primeira cultivar de café registrada pela Embrapa no MAPA. A micropropagação de café conilon é outra pesquisa do Consórcio, conduzida pela Embrapa Rondônia, que estará no estande. A tecnologia permite a produção de mudas de alta qualidade fitossanitária e melhores características agronômicas, durante o ano todo, por meio de métodos de cultivoin vitro.
A Conferência Internacional de Coffea canephora espera receber 700 participantes entre pesquisadores, estudantes, produtores e empresários, interessados na cadeia produtiva do café conilon, como é conhecido o C. canephora no Brasil. O Espírito Santo é o maior produtor de conilon do Brasil, espécie introduzida há cem anos no estado. Segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Espírito Santo terá uma safra de 12,2 milhões de sacas de café beneficiado em 2012, desse total, 76,6% são de café conilon e 23,4% são da espécie arábica.
Consórcio Pesquisa Café – Integra 50 instituições de pesquisa, ensino, desenvolvimento e extensão rural em todas as regiões produtoras de café do país. Congregando recursos humanos e físicos, o Consórcio potencializa esforços para o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias que oferecem soluções para a sustentabilidade do agronegócio café no Brasil. Há 15 anos o Consórcio Pesquisa Café realiza o maior programa de pesquisa cafeeira do mundo, coordenado pela Embrapa Café, contabilizando mais de 4.500 ações de pesquisas com impactos no Brasil e no mundo, contando com o apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
Para mais informações acesse os sites www.conferenciaconilon.com.br e www.embrapa.br/cafe.
Fonte: Embrapa Café
◄ Leia outras notícias