Café

Londrina sedia Semana Nacional do Café de 23 a 30 de maio 2012

Sebrae/PR e Museu Padre Carlos Weiss realizam, de 23 a 30 de maio, eventos culturais, gastronômicos e turísticos em comemoração ao Dia Nacional do Café


Publicado em: 23/05/2012 às 14:30hs

Londrina sedia Semana Nacional do Café de 23 a 30 de maio 2012

O café, que já conquistou paladares no mundo todo, é uma bebida tipicamente brasileira. O norte do Paraná se desenvolveu graças ao cultivo do grão, no século passado. E, para manter a tradição, o Sebrae/PR e o Museu Padre Carlos Weiss comemoram a Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, em grande estilo, com a realização da Semana Nacional do Café.

O evento acontece de 23 a 30 de maio em Londrina e Região e reúne atrações culturais, turísticas e gastronômicas que exploram as peculiaridades da bebida. A programação conta com exposição fotográfica, oficinas de preparação, workshop de artesanato, degustação comentada, jantar temático, lançamento de livro, viagens para a Rota do Café, entre outros.

Sergio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR, explica que o Dia Nacional do Café é comemorado em todo o País e marca o início da colheita, que segue até agosto. “A Semana foi criada a partir do Dia Nacional do Café. E, através de vários eventos ligados ao café, queremos celebrar a importância histórica, cultural e econômica do grão tão apreciado pelo brasileiro. As atrações mostram também o que temos de melhor na Rota do Café”, diz.

A diretora do Museu Padre Carlos Weiss, Regina Alegro, ressalta que Londrina se desenvolveu apoiada na cultura do café e que a história da cidade se confunde com a história do grão no norte do Paraná. “A temática resgata a nossa memória e identidade”, declara.

A abertura da Semana Nacional do Café será no dia 23 de maio, às 19h30, no Museu Padre Carlos Weiss (que fica na Rua Benjamin Constant, 900). Na ocasião, além da cerimônia de abertura, será realizada a abertura da Exposição Fotográfica do Café e o “Sarau do Café”.

Imperdível

Durante o evento, os interessados em desvendar o universo do café poderão participar de dois roteiros turísticos. No dia 26 de maio, o “Café com a Natureza” inicia com degustações de cafés especiais no Café Dual. De lá, os visitantes seguem para o Museu da Sociedade Rural do Paraná. O almoço será na Pousada Marabu, em Rolândia, onde os participantes terão momentos de lazer, descanso e contato com a natureza durante a tarde toda.

No dia 27 de maio, será realizado o Roteiro “Boas Vindas à Temporada da Colheita”, que contempla visitas a fazendas cafeeiras e degustação.

Todos os atrativos fazem parte da Rota do Café, roteiro turístico histórico-cultural idealizado pelo Sebrae/PR em 2009. O projeto recebeu, em 2011, o troféu “Roteiro Turístico” do Ministério do Turismo durante o 6° Salão de Turismo Roteiros do Brasil.

A Rota do Café resgata a cultura de uma das regiões produtoras de café mais importantes do mundo. O roteiro turístico contempla mais de 30 empreendimentos em 15 municípios e proporciona uma viagem incrível com visitas a fazendas históricas e produtivas, espaços de lazer e cultura, santuários ecológicos, pousadas e restaurantes que revelam a história, o sabor e o aroma do café brasileiro./

O destino é uma ‘aula’ de história, ministrada pelos proprietários dos empreendimentos que sabem contar, de uma forma lúdica, a sua história e a de suas fazendas, que se confundem com a trajetória e o desenvolvimento da região norte do Paraná.

Sabores do café

Estabelecimentos que fazem parte da Rota do Café também oferecem para o público receitas criadas a base do grão, durante a Semana Nacional do Café. No Restaurante Brasiliano, em Londrina, as opções são “Penne ao capuccino de funghi secchi” e “Risoto expresso de lombinho com queijo coalho”.

No Armazém do Café, bebidas como o capuccino e o tradicional café expresso serão servidos como bolo de laranja e pão de queijo. No Café Dual, a sugestão é o Dual Machiatto, preparado com café expresso e leite vaporizado. No Restaurante Empório do Araça, os clientes serão agraciados com uma sobremesa especial: gelatina de café.

Fonte: Sebrae/PR

◄ Leia outras notícias