Café

Feira de café em Jacarezinho (PR) terá compradores de vários países

A feira é uma promoção da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e fica aberta até sexta-feira (9)


Publicado em: 06/11/2012 às 17:30hs

Feira de café em Jacarezinho (PR) terá compradores de vários países

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participa nesta quinta-feira (8), em Jacarezinho, da abertura da Ficafé 2012, evento que deverá reunir cerca de 2 mil pessoas entre cafeicultores, especialistas e compradores de café de várias partes do mundo. A feira é uma promoção da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e fica aberta até sexta-feira (9).

O evento traz no primeiro dia o Simpósio de Inovação e Difusão Tecnológica da Cafeicultura, direcionado a estudantes e profissionais da área. O encontro dará destaque à recente conquista dos cafeicultores da região - a Indicação Geográfica de Procedência (IGP) - e será encerrado com a final do Concurso Cup of Excellence, com a participação de juízes e produtores de café.

Nos dias 8 e 9, serão realizados cursos, palestras e rodadas de negócio. Está confirmada a presença de compradores de café do Canadá, da Colômbia e de países da Europa, todos dispostos a comprar os lotes de café de qualidade com ágio de 25% sobre o preço referência da Bolsa de Nova York.

Os cafés de produtores premiados no Concurso Café Qualidade Paraná, finalizado na semana passada no município de Siqueira Campos, também serão disputados pelos compradores em função do sabor e do aroma diferenciado, informa o chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura em Jacarezinho, Fernando Emanuel Vieira.

A Indicação Geográfica de Procedência (IGP) vincula o reconhecimento da qualidade do produto à uma região. Com isso, os cafeicultores paranaenses do Norte Pioneiro ganharam um selo que diferencia a produção de seu café, que passa a ter um valor agregado maior à exemplo do que ocorre com os cafés produzidos nas regiões do Cerrado Mineiro (MG) e da Serra da Mantiqueira (SP).

A Secretaria da Agricultura, através do Instituto Emater e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vem apoiando os cafeicultores paranaenses a produzir de acordo com as boas práticas - que levam em conta a aquisição de mudas de qualidade, adoção de técnicas de proteção do solo, de redução de agrotóxicos nas lavouras, de sanidade e higiene na fase de secagem e de medidas que permitem a rastreabilidade da produção.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

◄ Leia outras notícias