Café

Exportação e políticas públicas para a cafeicultura são destaques na Expocafé 2012

A programação da 15ª edição da maior feira nacional do agronegócio café desta quinta-feira (21) contará com palestras sobre exportação e audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), além dos estandes com novidades em equipamentos, máquinas e implementos para a cafeicultura


Publicado em: 21/06/2012 às 12:20hs

Exportação e políticas públicas para a cafeicultura são destaques na Expocafé 2012

“O mercado externo ao alcance do produtor mineiro”, é tema de palestra da Central Exportaminas, que será realizada às 9h. A Audiência Pública da ALMG terá início às 10h com a palestra "O novo código florestal e os impactos na sustentabilidade da cafeicultura", do deputado federal Paulo Piau, que é relator do texto do novo Código. Em seguida o Banco do Brasil e a Emater-MG apresentarão linhas de financiamento para o pequeno produtor. O encerramento da Audiência acontece com pronunciamentos dos deputados integrantes da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia, responsáveis pela audiência.

Os visitantes conhecerão oportunidades e exigências do mercado externo durante o Seminário “Exportar é Inovar” promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção, Exportação e Investimentos (Apex), às 14h. Na ocasião será assinado o Convênio do Projeto Brazilian Specialty and Sustainable Coffees e apresentadas as ações previstas neste convênio. A Apex-Brasil demonstrará os produtos e serviços para auxiliar empresas e associações de cafeicultores em sua inserção no mercado internacional. O Seminário contará com a palestra “China: oportunidades para os exportadores brasileiros de bebidas quentes”, além de apresentação de casos de sucesso de exportação de cafés especiais.

Abertura oficial


A abertura oficial da Expocafé, realizada nesta quarta-feira (20), contou com a participação do presidente da EPAMIG, Antônio Lima Bandeira; do senador por Minas Gerais Clésio Andrade; do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais, Olavo Bilac Pinto; da prefeita de Três Pontas, Luciana Mendonça e de lideranças regionais e nacionais.

O presidente da EPAMIG presenteou as autoridades com um exemplar do livro “Oliveiras no Brasil: Tecnologias de produção”, lançado recentemente pela Empresa. A qualidade do café foi o principal assunto abordado pelos convidados. “Esta feira é muito importante para o agronegócio café, ela é importante para conscientizar o produtor de que além de investir na produtividade, é importante que ele foque também na qualidade dos cafés”, destacou Elmiro Nascimento. “O produtor deve focar na qualidade e investir num produto diferenciado”, disse o deputado federal Diego Andrade.

O Senador Clésio Andrade e o secretário Bilac Pinto destacaram a necessidade de criação de um órgão que cuide especificamente do café, que organize e fortaleça este setor em Minas Gerais e no Brasil. “O café precisa de uma política de estoque e de formulação de preço. E aqui é o foro adequado para essas discussões que visam melhorar cada vez mais este setor”, disse Bilac Pinto.

Novidades

Soluções para a cafeicultura são apresentadas por diversas empresas durante a Expocafé 2012. Dentre as novidades, são destaques equipamento com um derriçador de café que possui hastes duplas com 20 dedos. De acordo com o administrador de vendas da Brudden Willian Rojo de Andrade a ferramenta proporciona melhor produtividade e maior rendimento para a lavoura. “É um equipamento com design exclusivo, inovador, com patente internacional”, disse. Também foi apresentado pela DuPont um novo inseticida recomendado no controle do bicho-mineiro. De acordo com o gerente de marketing da DuPont, Luiz Wanderlei Braga, trata-se de um fungicida rapidamente absorvido pela planta, que também não é lavado pelas águas da chuva ou da irrigação. “Por isso, é altamente eficiente na proteção do cafeeiro por períodos prolongados”, resume. A Tramontini Tratores lançou durante a feira um modelo supercompacto, especial para as culturas do café e da uva: trator 1640SC que é o mais compacto do mercado na sua faixa de potência, de 40CV. O modelo se destaca por oferecer baixo centro de gravidade, grande estabilidade e segurança em terrenos acidentados, versatilidade de aplicação, alta produtividade, economia operacional e a melhor economia de combustível da categoria. Também oferece agilidade em espaços reduzidos e o menor raio de giro do mercado na faixa de potência, com 2.710 mm com aplicação do freio.