Publicado em: 01/06/2012 às 09:00hs
A Conferência Internacional de Coffea canephora acontecerá de 11 a 15 de junho, no Centro de Convenções de Vitória (ES). O evento, que tem como tema Cem anos de história e evolução do conilon no Estado do Espírito Santo, contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais e de convidados de países produtores e exportadores do café robusta – nome conhecido internacionalmente –, como Vietnã, Uganda, Índia, Bolívia e Costa do Marfim. As inscrições estão abertas pelo site www.conferenciaconilon.com.br.
O presidente da comissão executiva, Romário Gava Ferrão, fala que um dos objetivos do evento é divulgar a importância do café conilon (Coffea canephora) no mercado brasileiro e internacional. “Em face de seus indiscutíveis atributos como matéria-prima, o café robusta é complemento na produção do café solúvel e na composição dos blends do torrado e moído”, observa.
O café robusta, além do seu aspecto social e da geração de trabalho, contribui para o avanço da indústria de café solúvel. Cerca de 80% da composição café solúvel é feita com o café robusta; já o café expresso, tem 20% do robusta em sua composição. “A Conferência Internacional será um dos maiores fóruns de debates e aprendizado sobre esse grão, e mostrará as tecnologias desenvolvidas por vários institutos nas áreas de melhoramento genético, biotecnologia, tecnologia de produção e questões climáticas, que é um dos principais focos”, explica Romário.
Guilherme Braga, diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), observa que o evento representa uma justa homenagem à competência do cafeicultor capixaba e das instituições de pesquisa e assistência técnica do estado, responsáveis pela formação do mais importante pólo de produção da variedade no Brasil.
A Conferência Internacional do Coffea canephora é promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, com realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Embrapa Café, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Consórcio Pesquisa Café.
Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias