Café

Delegações estrangeiras confirmam presença na Conferência Internacional de Conilon

O evento será realizado entre os dias 11 e 15 de junho no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, Brasil. Cerca de 20 países já sinalizaram a intenção de enviar representantes


Publicado em: 06/06/2012 às 12:50hs

Delegações estrangeiras confirmam presença na Conferência Internacional de Conilon

Os maiores produtores mundiais de café conilon já confirmaram presença na Conferência Internacional de Coffea canephora. O evento será realizado entre os dias 11 e 15 de junho no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, Brasil. Cerca de 20 países já sinalizaram a intenção de enviar representantes.
 
O Vietnã, maior produtor mundial da espécie conhecida no Brasil como café conilon, deve comparecer com uma delegação numerosa. A Índia, referência internacional em qualidade do produto, também confirmou presença. Outros países produtores, como Uganda, Indonésia, Costa do Marfim vão enviar representantes.
 
México, Porto Rico e República Dominicana também vão mandar delegados. Até mesmo a Costa Rica, tradicional produtor de arábica, manifestou interesse em participar do evento. Presenças importantes, de autoridades internacionais em agricultura, também foram confirmadas. A delegação da Nicarágua deve ter, no mínimo, dez participantes.
 
O maior consumidor mundial de café, os Estados Unidos, virá em busca de novos fornecedores para atender ao mercado e trará para a Conferência comerciantes, importadores e torradores de café. Da Europa, a França vem com instituições de pesquisa, empresas, além da Nestlé, que possui trabalhos relacionados à qualidade do produto conduzidos em parceria com o Incaper. Do Brasil, além de muitas autoridades, estarão presentes estudantes, técnicos e demais interessados na cadeia produtiva do café conilon.
 
O evento vai promover uma enorme oportunidade para a troca de conhecimentos entre instituições e países no que se refere ao aspecto técnico, à cadeia produtiva e à qualidade. "É uma forma de consolidar o intercâmbio técnico e fortalecer o mercado. Ao conhecermos as tecnologias desenvolvidas em outros países, podemos adaptá-las à nossa realidade, e vice-versa. O foco do evento é o fortalecimento das relações profissionais e tecnológicas", avalia o coordenador estadual do Programa de Cafeicultura e Pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão.
 
A Conferência Internacional de Coffea canephora é realizada pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), do Consórcio Pesquisa Café e de diversas instituições parceiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Incaper

◄ Leia outras notícias