Café

Cooperativas da Agricultura Familiar em Minas Gerais Recebem Capacitação para Superar Desafios

Levantamentos personalizados das demandas de cada cooperativa guiarão as ações de capacitação


Publicado em: 04/10/2024 às 11:15hs

Cooperativas da Agricultura Familiar em Minas Gerais Recebem Capacitação para Superar Desafios
Foto: Kelly Brito

Duas cooperativas tradicionais da agricultura familiar de Minas Gerais têm a oportunidade de aprimorar seus processos de gestão por meio do Edital de Chamada Pública 01/2024, lançado em julho pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa). A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), localizada em Poço Fundo, e a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), de Bocaiúva, receberão apoio técnico do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg).

O superintendente de Abastecimento Alimentar e Cooperativismo da Seapa, Gilson Sales, esclarece que este edital é uma das iniciativas do Programa Estadual do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf). “Trata-se de um instrumento essencial para o fortalecimento do cooperativismo na agricultura familiar e na agroindústria do estado. Com o suporte da Ocemg, buscaremos impactar positivamente as cooperativas, especialmente na sua operação. Ao aperfeiçoar os processos, elas terão condições de melhorar a gestão e aumentar suas vendas”, afirma.

As ações serão realizadas por meio de uma série de encontros entre consultores e representantes das cooperativas. Com um diagnóstico detalhado em mãos, serão promovidas capacitações técnicas adaptadas aos desafios específicos de cada cooperativa beneficiada pelo edital.

Para Thaís Eduarda de Oliveira, coordenadora do Departamento da Indústria da Coopfam, as capacitações contribuirão para aprimorar a gestão dos processos, a capacidade de torrefação e as estratégias para fortalecer a marca e toda a cadeia produtiva. “Essas melhorias gerarão mais oportunidades de mercado para o nosso café industrializado. Com o aumento nas vendas, conseguiremos agregar valor à matéria-prima e expandir a saída em maior volume do café dos nossos cooperados”, ressalta.

No que se refere à Coopemapi, o presidente da cooperativa, Luciano Fernandes Souza, destaca que as capacitações serão extremamente benéficas nas áreas de gestão e governança. “Essas iniciativas também nos permitirão conhecer melhor nossos cooperados, o que facilitará seu desenvolvimento”, acrescenta.

Luciano também aponta um desafio importante que a Coopemapi busca enfrentar por meio dessas capacitações: a obtenção de parcerias e capital de giro para aprimorar a comercialização de mel e seus derivados. “O mercado do mel é complexo. Contar com a parceria da Ocemg nos auxilia na articulação com outros parceiros e instituições financeiras, fortalecendo nossa cooperativa e conferindo credibilidade à nossa gestão e capacidade de entrega”, analisa.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias