Publicado em: 17/10/2012 às 08:00hs
Foram revelados hoje os cafés vencedores do Concurso Minasul, que reconhece os melhores lotes produzidos no sul de Minas Gerais. Pela primeira vez no Brasil, um concurso de cafés especiais atribuiu premiações individualizadas a cada característica analisada entre as amostras: Fragrância/Aroma, Sabor, Acidez, Corpo e Aftertaste(mais informações no infográfico). Realizado desde 1992, o evento é organizado pela Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha, Minas Gerais. Até então, as distinções eram concedidas apenas para o conjunto desses atributos. O evento tem o apoio de NUCOFFEE, iniciativa pioneira da Syngenta para valorizar o café especial brasileiro e abrir portas para o produtor nacional em outros países.
A avaliação foi feita por Q Graders, habilitação profissional que pode ser traduzida como analista de qualidade, na qual desgustadores são certificados pela Coffee Quality Institute, entidade americana que é referência mundial em cafés de alta qualidade. As análises obedeceram ao protocolo definido pelo CQI por cinco Q Graders, responsáveis pelo julgamento de 158 amostras da safra 2012/2013, enviadas por produtores cooperados da Minasul.
De acordo com o regulamento, foram escolhidos para a etapa final 20 lotes de café natural e dez de café cereja descascado. “A premiação individualizada por atributo reflete o crescente grau de refinamento do consumidor de cafés especiais, que passa a buscar bebidas segundo critérios sensoriais muito específicos”, explica Jack Robson Silva, coordenador de Qualidade NUCOFFEE e um dos Q Graders que participaram do processo de julgamento.
Com a divulgação dos lotes vencedores do Concurso Minasul, a Syngenta promoverá, dia 27 de novembro, o NUCOFFEE Best of Brazil 2012 Cupping, em San Francisco, nos Estados Unidos. O evento acontecerá na torrefadora Blue Bottle, uma das mais renomadas do país, e apresentará os lotes vencedores de pelo menos 15 fazendas brasileiras a 50 torrefadoras norte-americanas. “Mais uma vez iremos proporcionar a troca de informações. Queremos que os torrefadores saibam a origem e a história dos cafés brasileiros e os produtores, por sua vez, também conheçam os destinos de seus lotes”, afirma Daniel Friedlander, gerente de Marketing NUCOFFEE.
Os vencedores da 20ª edição do Concurso Minasul:
CAFÉ CEREJA DESCASCADO
CAFÉ NATURAL
Sobre o NUCOFFEE
A iniciativa NUCOFFEE foi criada pela Syngenta em 2006 com o objetivo de valorizar o café, estimular a sua qualidade, implementar boas práticas agrícolas e a transparência nas relações comerciais, aproximando o produtor do mercado externo de cafés diferenciados. www.nucoffee.com.br.
Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 26.000 funcionários em mais de 90 países dedicados ao nosso propósito: trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de ciência de ponta, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das plantações, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, acesse www.syngenta.com.
Fonte: MVL
◄ Leia outras notícias