Publicado em: 04/07/2013 às 12:10hs
Até o último sábado, produtores da Cooxupé haviam colhido em um ritmo mais acelerado do que o verificado no mesmo período do ano passado, quando nesta época produtores tinham feito a colheita de 14,13 por cento da safra que a cooperativa esperava receber.
Na comparação com o total colhido nesta época em 2011, último ano de baixa no ciclo bianual do arábica, a colheita está ligeiramente atrasada. Naquela temporada, produtores tinham colhido 22,9 por cento da safra até o dia 29 de junho.
O início da colheita na área de atuação da Cooxupé, no sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e em região de São Paulo, foi acelerado com o tempo quente em meses anteriores, que acelerou o processo de maturação da safra 2013/14.
Em junho, entretanto, chuvas causam atrasos na colheita.
A área de atuação da Cooxupé tem expectativa de colheita de cerca de 8,4 milhões de sacas de 60 kg, o que já seria uma queda de 15 por cento na comparação com a temporada passada, em função de o ciclo atual ser de baixa produtividade na bianualidade do café arábica.
A cooperativa espera receber de seus cooperados 3,5 milhões de sacas este ano, informou a Cooxupé, por meio de sua assessoria de imprensa.
O volume de café estimado para as regiões da Cooxupé representa 17,5 por cento da produção prevista para o país pelo Ministério da Agricultura, de 48,6 milhões de sacas de 60 kg, a maior safra para um ano de baixa do arábica.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias