Café

COCAMAR: Cooperado do norte do Estado investe no café

Dono de 73 alqueires em uma região de relevo ondulado, o cafeicultor Dirceu Scerbo, associado da Cocamar em São Jerônimo da Serra, região de Londrina, demonstra sua confiança na cafeicultura


Publicado em: 06/09/2012 às 09:20hs

COCAMAR: Cooperado do norte do Estado investe no café

Ele cultiva 325 mil pés de diferentes idades. Do total, metade está produzindo e a previsão é colher este ano entre 1,5 mil a 1,6 mil sacas beneficiadas. Tudo vai para a cooperativa. No ciclo 2013/14, quando toda a lavoura estiver em produção, a meta do produtor é passar de 3 mil sacas beneficiadas – média de 34 sacas por hectare.

 Pocenteiros  - Como toda a colheita é manual, Scerbo conta com os préstimos de oito famílias de porcenteiros. A lavoura é sadia, segundo o gerente da Cocamar local, Jorge Abel Costa. Os ramos abarrotados de grãos amarelos e vermelhos indicam um café bem cuidado e nutrido, em que as variedades Iapar-59, Catuaí, IPR-98 e IPR-99 exploram todo seu potencial produtivo. “O segredo é cuidar bem, ter amor à atividade e seguir a orientação do pessoal da Cocamar, que me dá toda a assistência necessária”, afirma Scerbo. 

 Ânimo  - A colheita está terminando e apesar do preço do produto ter caído 34% nos últimos 12 meses, o cafeicultor não desanima e até já fala em plantar mais 100 mil pés a partir do ano que vem.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias