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Cerrado Mineiro Lança Campanha Inédita para Proteger a Origem Autêntica de Seu Café

Iniciativa "A Verdade é Rastreável" Busca Valorizar a Denominação de Origem


Publicado em: 25/07/2024 às 12:30hs

Cerrado Mineiro Lança Campanha Inédita para Proteger a Origem Autêntica de Seu Café

A Região do Cerrado Mineiro (RCM), pioneira na Denominação de Origem (DO) para café no Brasil, enfrenta um desafio comum às regiões de renome: o uso indevido da denominação "Cerrado Mineiro". Esse problema pode comprometer a reputação da região, prejudicando consumidores e produtores.

O uso indevido ou infração às normas da Federação dos Cafeicultores do Cerrado ocorre quando qualquer embalagem de café verde ou industrializado (torrado e moído) comunica a denominação "Cerrado Mineiro" sem que o lote tenha passado pelo processo de certificação de origem e qualidade. A Região do Cerrado Mineiro possui o registro de Denominação de Origem assegurado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A Federação é responsável por regulamentar o uso do nome "Cerrado Mineiro", que deve estar sempre acompanhado do Selo de Origem, garantindo a procedência e a qualidade do produto. "Se um café comunica em sua embalagem 'Cerrado Mineiro' mas não passou pela certificação, quem garante sua procedência? E mais: quem assegura a qualidade e o processo de produção?", questiona Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação.

Campanha Inédita

Para combater essa prática, a RCM lançou a campanha "A verdade é rastreável – promovendo o autêntico Cerrado Mineiro". A iniciativa visa conscientizar a cadeia produtiva e a população sobre a importância de consumir cafés autênticos, reforçando o valor do selo de origem controlada da região. A campanha também busca informar produtores, cooperativas, exportadores, torrefadores e consumidores nacionais e internacionais sobre a nova política de Denominação de Origem e seus benefícios, ampliando o controle e a rastreabilidade do café do Cerrado Mineiro. Além disso, promove a valorização do café certificado com o selo de DO, tanto no mercado nacional quanto internacional, gerando engajamento e sentimento de pertencimento entre os produtores e demais stakeholders.

Desde 2013, o Selo de Origem e Qualidade atesta que o lote comercializado possui a certificação de Origem e Qualidade da Região do Cerrado Mineiro, conforme os requisitos estabelecidos. "Infrações são frequentes, especialmente com cafés industrializados se referindo à origem de forma inadequada e sem o selo da RCM. O mercado ainda está aprendendo a utilizar a origem controlada. Queremos estar cada vez mais próximos dos diferentes elos da cadeia para orientar. A campanha é um esforço para garantir que os consumidores recebam produtos de qualidade e origem certificada, combatendo infrações e fortalecendo a confiança no café do Cerrado Mineiro", destaca Tarabal.

Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, ressalta que os produtores enfrentaram desafios para cultivar um café genuíno e inigualável em uma terra antes desacreditada para a cafeicultura. "Desde o início, temíamos que a qualidade do café, fruto de um comprometimento histórico e de condições geográficas e climáticas ideais, pudesse ser comprometida. Para proteger essa trajetória, os produtores se organizaram, criaram uma marca com mais de 52 anos, delimitaram o território e conquistaram a Denominação de Origem", conta Castro.

A campanha representa um avanço na luta contra fraudes, garantindo que os consumidores desfrutem de um café genuíno, com origem e qualidade certificadas, além de valorizar o trabalho dos produtores que seguem os requisitos necessários para a certificação. "A autenticidade dos cafés do Cerrado Mineiro precisa ser protegida, e é uma responsabilidade coletiva garantir a qualidade e a história dos cafés da região", afirma Gláucio.

No cenário internacional, a Região de Champagne, famosa Denominação de Origem para espumantes na França, enfrentou problemas de uso indevido no Brasil há cerca de 20 anos, quando vinícolas brasileiras comunicavam a denominação "champagne" em suas garrafas de espumante, o que é ilegal. Apenas espumantes produzidos na Região de Champagne, na França, e certificados pelo Conselho Regulador da Champagne podem ser denominados champagne. Na Europa, estima-se que o prejuízo causado pelo uso indevido das Denominações de Origem Europeias chegue a cerca de 4 bilhões de euros por ano, segundo informações do setor de Propriedade Intelectual da União Europeia.

Dinâmica da Campanha

A campanha conta com a participação de personalidades renomadas no mercado, como cafeicultores, exportadores, torrefadores e consumidores de café especial, todos referências na Região do Cerrado Mineiro. A divulgação inclui redes sociais, áudios e vídeos, materiais impressos como banners e outdoors, totens e diversos materiais promocionais, como camisetas, copos térmicos e bottons.

Importância da Denominação de Origem

A Denominação de Origem (DO) é um selo de qualidade que identifica produtos originários de uma região específica e que possuem características singulares, resultado de fatores geográficos, climáticos e culturais. No caso dos cafés da Região do Cerrado Mineiro, essa certificação garante que o produto foi cultivado e processado na área dos 55 municípios da região e por um dos 4.500 produtores, obedecendo a padrões rigorosos de qualidade e sustentabilidade, garantindo a rastreabilidade.

Para aumentar a oferta de cafés com Denominação de Origem no mercado, uma nova Política de Denominação de Origem foi desenvolvida. Ela estabelece que todos os cafés que atingirem pelo menos 80 pontos e passarem pelas cooperativas serão certificados. "Essa é a qualidade mínima exigida para garantir a Denominação de Origem. Com esse novo posicionamento, nossa expectativa é colocar no mercado, na safra 2024/2025, entre 600 e 700 mil sacas de café. Sairemos de 115 mil sacas na última safra para 600 mil, um aumento exponencial suficiente para atender a demanda global, com a Origem Cerrado Mineiro presente em 44 países e mais de 700 marcas", explica Juliano Tarabal.

Fonte: Portal do Agronegócio

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