Café

Cecafé promove evento na União Europeia para comprovar que café brasileiro atende ao regulamento de produtos livres de desmatamento

Encontro visa reforçar a responsabilidade socioambiental do café brasileiro e discutir flexibilização do Regulamento Europeu


Publicado em: 23/04/2024 às 16:30hs

Cecafé promove evento na União Europeia para comprovar que café brasileiro atende ao regulamento de produtos livres de desmatamento

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) realizará, no dia 25 de abril, em Bruxelas, um evento para apresentar a "Plataforma de Monitoramento Socioambiental Cafés do Brasil" a autoridades europeias. O encontro, realizado em parceria com a Missão do Brasil junto à União Europeia, tem como objetivo reforçar que o café brasileiro segue os padrões socioeconômicos e ambientais exigidos pelo Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR, em inglês).

Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, disse que a entidade pretende demonstrar, por meio de dados estratégicos, que o café brasileiro possui um risco insignificante de desmatamento. A plataforma, desenvolvida em parceria com a Serasa Experian, apresenta informações detalhadas que comprovam a conformidade do produto brasileiro com o regulamento europeu. Durante o evento, será possível alinhar com a Comissão Europeia e outras autoridades competentes a melhor forma de apresentação dessas informações.

Discussões sobre Flexibilização e Abertura de Diálogo

O evento contará com a participação de representantes europeus, e Matos planeja questionar a nova legislação sobre a necessidade de flexibilização das regras, solicitando maior detalhamento e uma extensão do período de adaptação para os países que ainda não estão preparados para o cumprimento do regulamento. Ele também mencionou a importância de reconhecer os sistemas de informações brasileiros, como a plataforma do Cecafé, como fontes oficiais para garantir a conformidade ao EUDR.

Outro tema importante é o respeito às leis dos países de origem, como o Código Florestal brasileiro, e os direitos constitucionais relacionados ao uso da terra. Matos ressalta que a plataforma do Cecafé pode demonstrar que o café brasileiro não contribui para o desmatamento e, portanto, deve ser considerado para exclusão da lista de produtos regulados pelo EUDR.

Uma Semana de Encontros Estratégicos

Para reforçar o compromisso do café brasileiro com a sustentabilidade, Matos terá uma semana de reuniões e encontros importantes. Além do evento principal, ele se encontrará com representantes da Comissão Europeia e membros do European Food Forum (EFF), um grupo independente que promove o diálogo sobre sistemas alimentares sustentáveis. Matos também participará de reuniões com diplomatas brasileiros na União Europeia, além de encontros com consultores e chefes de cooperação da UE.

Ao final da semana, Matos visitará o edifício principal da União Europeia para conhecer membros-chave das comissões do bloco. O objetivo é estabelecer um canal de diálogo contínuo com essas autoridades, demonstrando o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a conformidade do café brasileiro com o regulamento europeu.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias