Publicado em: 23/02/2012 às 11:50hs
Mais de dois mil cafeicultores da região Sul e Extremo Sul da Bahia deverão ser atendidos com a instalação de uma estação experimental de café conilon e de jardim clonal, que irá fornecer material genético, inicialmente, aos produtores do município de Itabela. A unidade será instalada numa área de 4,2 hectares, cedida pela Veracruz Celulose ao Sindicato dos Produtores Rurais.
Para definir todos os parâmetros para assinatura de convênio, foi realizada dia 13 de fevereira uma reunião preparatória com o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, para acelerar os termos de cooperação, que irão envolver a Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Uesb, Faeb/Sindicato Rural de Itabela e Seagri/EBDA e Senar.
A intenção é transferir tecnologia para capacitar, orientar e disseminar o material genético de qualidade empregado no Espírito Santo, que possui condições climáticas semelhantes da região. Com vasta experiência em café conilon, o Incaper vai disponibilizar um mix de 13 variedades de café, com ganho tecnológico.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, Leomir Sossai, o encontro foi importante para avançar ainda mais na implantação de um centro de pesquisa que vai atender toda região. “Definimos um projeto sustentável para os próximos três anos. A princípio, vamos trabalhar com 100 famílias”.
“O objetivo é o mais rápido possível assinar esse convênio com as partes envolvidas. A partir de uma reunião agendada para o dia 29 de fevereiro e 1º de março, serão definidas as atribuições de cada parceiro. Além de distribuir material genético, vamos realizar experimentos visando o estabelecimento de pacotes tecnológicos para os produtores da região”, explicou o secretário.
Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária
◄ Leia outras notícias