Publicado em: 12/02/2025 às 12:00hs
O primeiro levantamento da safra de café de 2025 realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e divulgado pelo Departamento Econômico da Faesp, aponta que a produção no estado de São Paulo será de 4,61 milhões de sacas de café beneficiadas. Este volume representa uma queda de 15,3% em relação à safra de 2024, que, embora considerada satisfatória, foi impactada por adversidades climáticas e ocorreu em um ciclo de bienalidade positiva. Em comparação com 2023, ano de bienalidade negativa, a redução é de 8,3%.
A área dedicada ao cultivo de café no estado deve permanecer estável em relação ao ano anterior, com 198,3 mil hectares. Contudo, espera-se uma redistribuição entre a área em formação e a área em produção. A área em formação sofrerá uma queda significativa de 81,5%, reduzindo-se para 2,24 mil hectares, enquanto a área produtiva deve crescer 5,3%, alcançando 196 mil hectares.
As condições climáticas adversas enfrentadas ao longo de 2024 têm gerado preocupações quanto ao início da safra de 2025. Embora as lavouras tenham priorizado a recuperação vegetativa após o bom desempenho da safra anterior, a falta de chuvas regulares, o calor intenso e a seca nas principais regiões produtoras dificultaram esse processo. Esse cenário afetou negativamente a recuperação das plantas durante o período de dormência, entre junho e julho de 2024.
A partir de setembro, as condições climáticas apresentaram melhorias, mas a fase de floração foi prejudicada devido à alta taxa de queda dos chumbinhos, causada pela escassez de água, pelas temperaturas elevadas e pelo esgotamento das lavouras, que estavam sobrecarregadas pela alta carga produtiva de 2024. Atualmente, com os cafezais em fase de frutificação, a Conab prevê que as próximas etapas do ciclo ocorram sem maiores imprevistos. Contudo, a produtividade esperada para este ciclo é 19,6% inferior à do ano anterior, estimada em 23,5 sacas por hectare.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias