Publicado em: 29/04/2025 às 11:00hs
Cotações em alta nesta terça-feira
Os contratos futuros do café arábica operavam em forte alta nas bolsas internacionais na manhã desta terça-feira (29). O vencimento de maio de 2025 registrava cotação de 427,80 cents por libra-peso (US$ 4,278/lp) na Bolsa de Nova York por volta das 8h50 (horário de Brasília), acumulando valorização de 625 pontos.
Segundo o boletim divulgado pelo Escritório Carvalhaes, os fundamentos que sustentam o mercado permanecem inalterados: estoques globais baixos e adversidades climáticas continuam pressionando os preços. A aproximação do inverno no hemisfério sul tende a agravar esse cenário. O documento também destaca o contexto internacional de elevada instabilidade.
“O quadro da economia mundial continua sendo de enormes incertezas. Teremos de aguardar o desenvolvimento das negociações entre EUA e China, convivendo com muita volatilidade nos mercados mundiais, em meio às rápidas mudanças de opinião do presidente americano. É impossível prever o que acontecerá nas próximas semanas”, aponta o boletim.
De acordo com o analista Jack Scoville, do The Price Futures Group, a demanda internacional continua aquecida, o que contrasta com a oferta restrita no Brasil, maior produtor mundial da commodity. Esse desequilíbrio mantém os preços sustentados.
Produtores nas principais regiões de cultivo de café arábica, como Minas Gerais e São Paulo, demonstram apreensão com a formação dos grãos da safra 2025/26. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), as chuvas ocorridas entre fevereiro e março foram mal distribuídas, concentrando-se em poucos dias e comprometendo a etapa final do enchimento dos grãos.
Além do contrato de maio/25, outros vencimentos do arábica também apresentavam valorização na manhã desta terça-feira:
O café robusta também operava em alta na Bolsa de Londres. As cotações para os contratos futuros indicavam:
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias